O Lumia, smartphone com o sistema operacional Windows Phone desenvolvido em parceria pela Nokia e a Microsoft, foi lançado em alguns países na última quarta-feira, 21, inclusive no Brasil, e é no novo aparellho que a fabricante finlandesa deposita esperança de retomada do crescimento e de recuperação do mercado perdido nos últimos anos. Para a Microsoft, o sucesso do smartphone pode representar, finalmente, a consolidação no mercado de mobilidade, no qual a empresa não conseguiu se firmar até hoje.
A estratégia traçada pelas duas empresas para atingir esses objetivos será concentrar o foco na oferta de aplicativos e, principalmente, no mercado da China. Isso ficou claro durante o lançamento do smartphone naquele país, quando a Nokia revelou que o sistema operacional já possui 70 mil aplicativos cadastrados em sua loja (que originalmente se chamava Ovi Store). O número representa um crescimento de 20 mil novos apps em relação ao divulgado em dezembro passado.
A Microsoft confia no desenvolvimento do Windows 8 para concorrer diretamente com o Google e, principalmente, a Apple. O vice-presidente executivo da companhia, Simon Leung, afirmou ao o jornal local Sina que ultrapassar a fabricante do iPhone na China é uma meta declarada dentro da empresa. Ele não esclareceu em quanto tempo a companhia planeja atingir esse objetivo, mas explicou que o preço baixo dos aparelhos é um dos principais atrativos.
Na China, os smartphones com o Windows Phone serão vendidos a partir de US$ 158, bem abaixo dos US$ 750 para adquirir a última versão do iPhone naquele país. "E continuaremos baixando ainda mais os preços. Nosso objetivo é ser a número um, não a segunda colocada", reforçou Leung.