Publicidade
Início Notícias Compra da Sun abre novas oportunidades para a Oracle, dizem analistas

Compra da Sun abre novas oportunidades para a Oracle, dizem analistas

0
Publicidade

Diferentemente da avaliação feita sobre a negociação envolvendo a IBM e a Sun Microsystems, quando afirmou que o negócio não fazia sentido, o vice-presidente de pesquisas do Gartner, Donald Feinberg, considera que a compra da fabricante de servidores pela Oracle, anunciada na segunda-feira, 20, tem uma lógica. “A aquisição pela Oracle é positiva para a Sun Microsystems e melhor do que uma possível compra pela IBM. As duas empresas têm culturas parecidas e há uma complementaridade entre os portfólios de produtos”, analisa.
De acordo com o analista, com a aquisição a Oracle herda a linguagem de Java e passa a ter forte presença no mercado de internet. Além disso, segundo Feinberg, está também é a primeira vez que uma grande empresa de software compra uma importante fabricante de hardware. Mas o aspecto mais vantajoso para a Oracle, apontado por ele, é que os produtos das duas empresas praticamente não têm nenhuma sobreposição, o que faz com a Oracle tenha a oportunidade de oferecer uma solução completa de hardware e software, ampliando a sua atuação no mercado e sua proposta de valor.
Segundo Feinberg, com a compra da Sun, a Oracle, que ocupa a terceira posição no mercado de servidores, pode ultrapassar a HP e IBM e assumir a liderança do ranking. “Em até cinco anos podemos ver uma mudança no mercado de servidores. Existe a possibilidade de a Oracle superar suas rivais e se tornar segunda ou primeira colocada no ranking”, afirma.
Na avaliação do analista do Gartner, mesmo com a entrada no mercado de servidores, a Oracle deve manter os acordos com as novas concorrentes como IBM e HP para a venda de seu banco de dados atrelado aos servidores dessas empresas. Na visão de Feinberg, é interessante para a empresa manter essas parcerias, para ampliar o campo de venda de seu banco de dados e poder oferecer soluções diversificadas aos clientes.
“A Oracle se tornará, assim como a IBM, uma mestre na arte da coopetição [cooperação e competição], mantendo parcerias com empresas concorrentes em negócios importantes”, observa Feinberg. O analista também acredita que a Oracle manterá o desenvolvimento dos sistemas open source, como o Solaris e o MySQL, e fornecendo suporte aos clientes interessados nessas tecnologias. “A Oracle ganhará credibilidade em sistemas operacionais com o Solaris e o Open Solaris. A aquisição ajudará a empresa com o Oracle Enterprise Linux, o que é uma má notícia para a RedHat”, observa o analista. Ele acredita também que a Oracle continuará com a estratégia de suporte a serviços de cloud computing.
Para o analista sênior da TGT Consult, Waldir Arevolo, a componente mais importante da aquisição da Sun pela Oracle é a linguagem Java, que, além de permitir um maior posicionamento no mercado de internet, permitirá à Oracle atuar com web services e interfaces, e, juntamente com os sistemas Solaris e MySQL, no mercado de virtualização. “O Java e o MySQL permitem abrir um leque de aplicações e uma abordagem mais ampla para negócios na internet”, diz ele.
O analista acha que, ao menos neste início, é muito interessante para a Oracle manter a oferta do MySQL. Segundo Arevolo, o banco de dados open source pode ser utilizado pela Oracle para ampliar seu campo de atuação e a participação de mercado no segmento de banco de dados. “A partir do MySQL, a Oracle pode entrar em negócios de oportunidades [empresas que não querem ou não podem gastar com tecnologias proprietárias e investem nas de código aberto], nos quais ela não tem muita receptividade, principalmente entre as pequenas e médias empresas. Isso amplia pode gerar novos ganhos para a Oracle”, completa Arevolo. O analisa pondera, no entanto, que a Oracle deverá fazer uma análise durante um ou dois anos dos resultados da oferta do MySQL, para definir se vale à pena ou não manter o desenvolvimento da tecnologia.
Na visão de Andrew Butler, vice-presidente de pesquisas do Gartner, a compra da Sun foi um movimento ousado e arriscado por parte da Oracle, mas mostra a determinação da empresa em ser levada a sério pelo mercado como uma vendedora de soluções completas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile