Publicidade
Início Notícias Gestão Representantes do Albert Einstein, Beneficência Portuguesa, Oswaldo Cruz, São Cristóvão, Fleury e...

Representantes do Albert Einstein, Beneficência Portuguesa, Oswaldo Cruz, São Cristóvão, Fleury e Sabin debatem o ecossistema de saúde no Brasil

0
Publicidade

Os brasileiros reconhecem que o setor de Saúde ainda tem um longo caminho para atingir os níveis necessários de satisfação para a população. A pandemia forçou grandes mudanças nos métodos de atendimento e administrativos das instituições médicas, elevando o grau de digitalização do setor  e fez surgir atendimento remoto ao paciente com a telemedicina, que se tornou regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

O Fórum Saúde Digital 2023, que acontece no dia 13 de junho no WTC em São Paulo, terá a participação dos líderes dos maiores hospitais brasileiros para debater o ecossistema de saúde no Brasil e os desafios a serem enfrentados na utilização das novas tecnologias rumo à Saúde 5.0, definida pelo ecossistema de sistemas integrados para a melhoria para os processos gerenciais e de atendimento.

Estão confirmados para participar do painel “Qual será o novo cenário da saúde no Brasil?”, Claudio Lottenberg, oftalmologista e presidente do conselho do Hospital Israelita Albert Einstein e presidente institucional do Instituto Coalizão Saúde (ICOS); Lilian Hoffmann, diretora executiva de Tecnologia e Inovação na BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo; José Marcelo de Oliveira, diretor presidente no Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Edgar Gil Rizzatti, presidente de Unidades de Negócios Médico, Técnico, de Hospitais e Novos Elos do Grupo Fleury; e Lídia Abdalla, CEO do Grupo Sabin. A moderação será conduzida por Ana Maria Malik, professora titular da FGV-EAESP.

A “saúde conectada, a nova jornada do paciente e do colaborador” é o tema de outro painel, com o objetivo de mostrar como a transformação digital pode aliviar a sobrecarga de trabalho das equipes médicas e desafogar as hospitalizações ao melhorar a triagem nas unidades básicas e de pronto atendimento.

Para este painel foram convidados Fernando Spinelli, diretor da RD Ventures; Patricia Hatae, diretora de Tecnologia e Inovação do Grupo São Cristóvão Saúde; Anna Clara Rabha, diretora médica da Tuinda; Patrícia Pessoa Pousa, executiva de Gente e Gestão em Saúde; com a moderação de

Fernando Paiva, especialista em IoMT (Internet of Medical Things (IoMT), que define a conexão de dispositivos biomédicos com a internet para a transmissão de dados em tempo real.

Inteligência Artificial, ChatGPT, Open Healht, Cibersegurança e Telemedicina

Ao passo que o ecossistema de saúde incorpora novas tecnologias, algumas se destacam ao impactar fortemente o desenvolvimento do setor. O Open Healht e a interoperabilidade proporcionada por ela estão entre os desafios debatidos pelo Fórum Saúde Digital. Para responder como os ecossistemas abertos podem revolucionar o setor da Saúde foram convidados os especialistas David Schlesinger, co-fundador e CEO da Mendelics; e Antonio Silva, diretor da Roche.

A Inteligência Artificial, IA Generativa e ChatGPT criam grandes expectativas sobre como estas ferramentas podem ser aliadas da Saúde em várias de suas áreas, com ênfase à capacidade de interpretação de dados para gerar insights valiosos para que as equipes possam tomar decisões mais assertivas. Os gestores das instituições médicas também estão atentos a elas e foram convidados para este debate os especialistas Alexandre Chiavegatto Filho, diretor do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde da USP; Eli Szwarc, líder médico de Informatics LatAm na Philips; Felipe Mesquita, diretor executivo e sócio do Boston Consulting Group (BCG) e líder da área de Health Care; e Ricardo Moraes, Diretor Médico de Soluções Digitais B2B na Afya.

Outra grande emergência do setor, a Cibersegurança, terá uma sessão especial, conduzida por Tonimar Dal Aba, gerente técnico da ManageEngine. Na pauta: como evitar que os cibercriminosos possam atacar as ferramentas digitais de trabalho dos profissionais da saúde e dos pacientes, que têm nos seus dispositivos móveis o ponto de contato para o atendimento, mas que correm sérios riscos de terem seus aparelhos invadidos com vírus, principalmente por meio do WhatsApp, que se tornou o  principal meio de comunicação entre médicos, clínicas e pacientes.

A telemedicina, um setor em construção

A telemedicina se tornará parte cotidiana do tratamento de pacientes e as tecnologias para esta modalidade de atendimento irão evoluir muito nos próximos anos porque ela requer habilidades e ferramentas adicionais. Muitas novas empresas surgiram nos últimos anos e é um segmento que deverá observar crescimento contínuo para fornecer o aconselhamento remoto. Um tema importante que contará com uma palestra especial de Caio Soares, presidente da Saúde Digital Brasil e diretor médico na Teladoc Health.

Mais informações sobre o evento e as inscrições podem ser obtidas no site https://forumsaudedigital.com.br/

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile