Publicidade
Início Blogueria ESG e o Privacy-washing: a vida curta da privacidade “para inglês ver”

ESG e o Privacy-washing: a vida curta da privacidade “para inglês ver”

0
SAMSUNG CSC
Publicidade

Na semana passada, um artigo publicado no portal do Extra com a manchete “Lei para inglês ver”[1], chama a atenção para um fenômeno que vem acontecendo no mundo todo relacionado ao ESG – Environmental, Social and Corporate Governance – o “x-washing”.

Na trilha da reconhecida importância junto aos seus mercados de serem vistas como empresas socialmente e ambientalmente responsáveis, as organizações tentam pelo menos aparentar que cuidam destas questões para se conectaram com seus clientes. Para tal, constroem discursos, definem iniciativas ou mesmo ações concretas, mas sem a profundidade necessária, para criar a impressão nos meios de comunicação, fóruns e redes sociais de que o assunto está sendo realmente levado a sério. Daí as expressões greenwashing (lavagem verde) ou social-washing (lavagem social) que temos visto como uma tendência emergente, para designar esse tipo de comportamento corporativo.

Assim como os demais x-washing, a privacy-washing se tornou a mais recente causa de “responsabilidade social corporativa” de organizações de tecnologia, mas também de outros segmentos, onde os “dados são o novo petróleo”. As gigantes da tecnologia são bastante frequentes no fornecimento de bons (ou maus) exemplos [2]. Os antigos, como eu, tem um nome para isso: “para inglês ver”. O artigo mencionado no início deste texto me faz acreditar que a tendência pode ter chegado ao Brasil no capítulo privacidade e proteção de dados.

A LGPD é, sem dúvida, um componente da governança corporativa, como recomendado em seu Artigo 50, onde menciona a “implementação de um programa de governança em privacidade integrado a estrutura geral de governança” com a aplicação de mecanismos de supervisão internos e externos. Este programa de governança envolve princípios da privacidade e conforme o capítulo VII, artigos de 46 a 50, exigem procedimentos de proteção de dados. É por isso que a LGPD é dita uma lei baseada em princípios e melhores práticas.  É para isso que os modelos de referência estão aí. A ISO 27701, DMBOK, NIST, entre tantos outros, para serem usados como melhores práticas.

Quem pensa em ESG, deve, portanto, levar a LGPD a sério. Não basta criar procedimentos superficiais que dão a impressão de atender a legislação, mas que não tem profundidade e não implementam as questões de infraestrutura e dispositivos de segurança da informação necessários ao modelo de governança para a privacidade e proteção de dados.

Recomendamos cuidado. Privacidade e proteção de dados são direitos do cidadão e práticas empresariais que vieram para ficar. Inclusive no Brasil. Talvez demore mais do que a gente deseja, mas será exigida sim. É uma questão de tempo. Privacy-washing além de ter vida curta, mais dia menos dia vai expor a marca e tende a dar sérios prejuízos. Não só por conta de possíveis sanções da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), mas pela rejeição dos clientes por se sentirem enganados.

Leve a sério seu processo de adequação à LGPD. Faça da privacidade e proteção de dados um valor de verdade para o seu negócio e não somente um discurso bonito para seus seguidores nas redes sociais.  Isso é praticar ESG.

Parece um lugar comum afirmar que investir na conformidade é um bom negócio e dá retorno. Mas para quem não acredita, pague para ver. Eu não faria isso.

Enio Klein, influenciador e especialista em tecnologia, vendas, experiência do cliente e ambientes colaborativos com foco na melhoria do desempenho das empresas a partir do trabalho em equipe e colaboração. CEO da Doxa Advisers e Professor de Pós-Graduação na Business School SP.

[1] https://extra.globo.com/economia/lei-para-ingles-ver-sem-cobranca-de-multa-lgpd-desrespeitada-por-empresas-rv1-1-25058151.html

[2] https://about.fb.com/br/news/2019/03/uma-visao-centrada-em-privacidade-para-redes-sociais/

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile