Publicidade

    Cisco lidera mercado de ramais IP na América Latina

    0
    Publicidade

    A Cisco Systems divulgou nesta segunda-feira, 22/8, que segundo o Gartner Group ela ?lidera o mercado de ramais de PBX corporativo em IP puro na América Latina com 40,7% de market share, em 2004?.

    No estudo, denominado ?Market Share: Equipamentos de Telefonia Corporativa, América Latina, 2004?, diz que a Cisco foi seguida pela Avaya (11,8%) e pela Nortel (10,4%). O estudo mostra que, em 2004, foram comercializados 132.500 ramais de PBX em IP puro. A Cisco vendeu 53.900 ramais e a Avaya, 15.600.

    A análise do Gartner baseia-se em ramal PBX em IP puro, ou seja, aquele conectado a um sistema de comunicação comutado baseado em uma rede LAN IP que propicia funcionalidades da telefonia a terminais de voz IP. Pelos menos 95% das linhas em sistemas PBX em IP puro possuem um terminal de voz IP na ponta.

    Divisão

    Segundo a Cisco, o mercado de telefonia IP está dividido em dois tipos de soluções: soluções de puro IP e habilitador de soluções IP ? ambos radicalmente diferentes. Os habilitadores de soluções IP possibilitam aos sistemas tradicionais de telefonia obter algumas características de telefonia IP, a partir do acréscimo de um cartão ao PBX tradicional. A solução de telefonia IP pura é uma central de telefonia 100% baseada em IP. Da chamada ao gerenciamento de aparelhos telefônicos, tudo é 100% IP e fornece todos os benefícios da tecnologia IP. A Cisco diz que participa unicamente do mercado de telefonia IP pura.

    O estudo revela ainda que o mercado de telefonia corporativa como um todo (PBX tradicional qualificado + puro PBX + PBX IP) tem crescido, ano a ano, 6,7% na América Latina, aumentando de 2.509.000 ramais, em 2003, para 2.676.200 em 2004. Em contrapartida, a venda de PBX tradicionais caiu 10,5%. Já o mercado de PBX em IP puro cresce a taxas de 34,6% ano a ano.

    Dos 132.500 ramais PBX-IP vendidos, 63.900 foram para o mercado de SMB (empresas com menos de 400 empregados) e 68.600 para empresas e corporações (companhias com mais de 400 empregados).

    Os números globais do Gartner mostram que ? a venda de linhas tradicionais tenderá a zero nos próximos cinco anos, enquanto a venda de habilitadores IP ou linhas híbridas IP tendem a decrescer e a telefonia IP pura é a única que projeta um crescimento constante para o futuro?.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile