Publicidade
Início Blogueria O mundo das cores tem dominância certa

O mundo das cores tem dominância certa

0
Publicidade

Recentemente fui convidado para um lançamento de produto que utiliza tecnologia patenteada como Color Lok. O produto em questão é papel de folha solta. Isso mesmo: Papel! Do tipo que você utiliza na sua impressora, em casa ou no trabalho.

O papel do lançamento será produzido mundialmente pelos principais fabricantes do setor e, no Brasil, quem larga na frente é a Suzano. E o que esse papel tem de diferente? Simples: Possui, na sua composição, totalmente reformulada, compostos que permitem menor absorção da tinta em suas fibras e, com isso, temos uma impressão com maior nitidez e mais brilho.

Neste momento, a sua reação não deve ser muito diferente das pessoas que estavam presentes no evento, afinal o que há de tão interessante em mais um tipo de papel?

Vou dar algumas pistas e vamos chegar juntos a uma conclusão: A patente é da HP, sim Hewlett Packard, e teve ainda apoio de diversos fabricantes mundiais, como a Suzano, já citada, e também da sua concorrente IP (International Paper), além da Epson, entre outras empresas de nome no mercado de impressão. Intrigado? Por que uma empresa como a HP auxiliou e investiu pesado em um projeto que envolve papel? Detalhe importante: o papel não será vendido com a marca HP e nem Epson, pois quem venderá será a própria Suzano, detentora da marca Report, e a IP, que detém a Chamex.

Vamos a outra dica importante. Após analisar algumas amostras de impressão entregues no evento, percebemos claramente que uma impressão jato de tinta fica incrivelmente melhor no Papel com Tecnologia Color Lok. Diria até que sua impressão tem brilho e qualidade provavelmente melhores que impressões efetuadas em impressoras de tecnologia laser. Obviamente perguntei “ingenuamente” ao palestrante: É perceptível a melhora de qualidade, mas teremos esse mesmo benefício em impressoras de tecnologia laser? A resposta, caro leitor, veio rápida: Não.

Então “Sherlock”, já matou o segredo? Estamos indo bem, mas ainda tem mais surpresas neste enredo. A Suzano diz que irá produzir 100% do produto em sua fábrica localizada em Suzano-SP, o que significa dizer que teremos 60% da sua capacidade produzindo Papel com Color Lok, a um preço, segundo eles, com quase nenhuma diferença do papel sem a nova tecnologia. E não estamos falando apenas de Brasil, o mundo todo produzirá maciçamente Papel com Color Lok.

Alguém deve ter pensado que a tecnologia inibirá o uso de insumos compatíveis. Acertou! Você não pensou nisso? Pessoal, a tinta tem menor absorção das fibras e, com isso, criará uma película sobre o papel. Assim, os produtos originais têm secagem mais rápida, pois na sua composição tem menos água que os produtos similares. Para baratear o custo, os similares acabam usando mais água em sua fórmula. Imaginem quando o papel estiver no mercado e o cidadão usar um cartucho similar ou remanufaturado. Desculpe não posso deixar de brincar, é melhor comprar um secador de cabelo e usá-lo assim que sua impressão sair, mas cuidado: Se o vento for muito forte é capaz da tinta escorrer (risos).

Matamos o segredo, “Sherlock”? Ainda não. Mas é verdade que por algum tempo a indústria de cartuchos de tinta originais, que em média tem 50% de corrosão para o mercado similar, compatível e remanufaturado, atrapalhará a vida de seus concorrentes.

Uma pergunta ainda precisa ser respondida para chegarmos ao final desta trama: Por que a HP investiu em algo que contribui para todos os fabricantes de impressoras jato de tinta?

A HP é atualmente a detentora do maior market share (participação de mercado) de impressoras com tecnologia jato de tinta, sejam impressoras ou multifuncionais, e vem apostando forte na utilização desta tecnologia no mercado corporativo. Além disso, a HP é a maior detentora de market share em equipamentos laser cor. Matou a charada?

A HP anunciou, recentemente, um novo equipamento Multifuncional Jato de Tinta com impressão de 50 ppm (páginas por minuto), com a tecnologia Edgeline utilizada nas multifuncionais da família CM 8000, que trará um equipamento de porte com tudo que uma laser tem, porém num modelo jato de tinta. Lembrando que a HP já produz diversos equipamentos da linha corporativa utilizando tecnologia jato de tinta, há um custo de investimento e página impressa que deixa os equipamentos a laser com inveja. A Epson também lançou, há pouco tempo, um modelo de equipamento jato de tinta com 37 ppm, ou seja, a mesma Epson que contribuiu com o investimento do Papel Color Lok.

Na brincadeira de “Sherlock”, chegamos a empresas que têm uma clara visão do segmento de impressões coloridas. Neste cenário, equipamentos que imprimem colorido serão a próxima onda do mercado, talvez ainda maior que o advento das multifuncionais sobre os equipamentos de uma única função.

Ricardo Collazo é diretor comercial e de marketing das empresas de TI do Grupo Star.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile