Publicidade
Início Blogueria Como automatizar o seu deploy?

Como automatizar o seu deploy?

0
Publicidade

O processo de promoção para produção de aplicações ainda é tratado, em muitas empresas, como algo primário.
Depois de tantas falhas e problemas com grandes perdas financeiras, está na hora das empresas e dos profissionais conhecerem a devida importância de automatizar os seus deploys, levando em consideração a alternativa responsável de fazê-los com produtos nacionais.

Existem diversos fornecedores brasileiros com importantes diferenciais e não são só de custo, mas na seriedade dos compromissos de customização e, diferente do que pensamos, com muito respeito tanto ao cumprimento dos prazos acordados quanto à qualidade dos produtos comercializados.

Para os que ainda acreditam economizar fazendo seus deploys manualmente, não podem se esquecer de contabilizar todos os custos, pois além das infindáveis horas extras realizadas à noite e aos finais de semana. Claro quando tudo acontece como planejado, existem custos que ninguém planeja e que depois ninguém contabiliza, mas que a empresa paga. Estes acontecem quando o deploy não dá certo. As horas extras explodem e o que seria rapidamente resolvido com a informação de um log ou rastreamento, simplesmente demora horas porque a única opção de solução é por tentativa e erro.

Depois de um problema no deploy onde a continuidade do negócio é afetada, é comum ver as empresas correndo desesperadamente atrás de fornecedores de ferramentas. As escolhas, na maioria das vezes, estão ligadas quase que exclusivamente a preços, o que é um grande erro.

A ansiedade por solução rápida pode levar as empresas a uma enorme frustração e um dinheiro jogado fora. Antes de decidir é fundamental avaliar qual o serviço será necessário para as suas necessidades, qual valor agregado à ferramenta trará ao negócio e qual o plano de suporte técnico será contratado para minimizar as perdas quando as coisas não acontecerem como planejado.

A melhor maneira, para ter certeza de qual ferramenta adquirir é realizar uma prova de conceito (POC), que nada mais é do que uma demonstração das ferramentas e processo dos fornecedores no cenário da sua empresa, com suas necessidades limitações e problemas. Desta maneira é mais fácil identificar e avaliar qual a melhor solução para as suas necessidades e, claro, para o seu bolso.

Alberto Marcelo Parada, formado em administração de empresas e análise de sistemas, com especializações em gestão de projetos pela FIAP. Já atuou em empresas como IBM, CPM-Braxis, Fidelity, Banespa, entre outras. Atualmente integra o quadro docente nos cursos de MBA da FIAP, além de ser diretor de projetos sustentáveis da Sucesu-SP.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile