Publicidade
Início Comunicações Mobile Consórcio de empresas vai criar soluções para cidades inteligentes e IOT Móvel

Consórcio de empresas vai criar soluções para cidades inteligentes e IOT Móvel

0
Publicidade

A TIM, Ericsson e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) selaram um acordo de intenção para colaboração tecnológica, científica, de inovação e empreendedorismo com objetivo de prover soluções para o desenvolvimento de Cidades Inteligentes e Internet das Coisas (IoT), com base em soluções móveis.

A parceria vai permitir que a operadora TIM forneça aos alunos de graduação e mestrado do Inatel tópicos de pesquisa e investigação para que estes possam sugerir soluções à serem aplicadas no campo acadêmico e, futuramente, replicadas fora da universidade. Todas as interações sobre os projetos acontecerão na plataforma IoT Accelerator, solução em nuvem da Ericsson.

O propósito é estimular o desenvolvimento de soluções para smart cities dentro da plataforma IoT Accelerator da Ericsson. Criadas no ambiente real da operadora e ter o apoio do Inatel no desenvolvimento das aplicações, as novas soluções já nascem em um ecossistema pronto para fomentar inovações em IoT que irão beneficiar os municípios tanto na vertical de saúde, quanto também em educação e segurança.

O principal objetivo da plataforma em nuvem IoT Accelerator é facilitar a conectividade dos mais diversos dispositivos (de câmeras e sensores de temperatura a carros) e permite que os dados fornecidos por estes sejam disponibilizados de maneira segura para aplicações que serão desenvolvidas e integradas à plataforma, abrindo novas fontes de receita para operadoras e empresas em diferentes frentes das cidades inteligentes, como gerenciamento de água e energia, segurança, saúde, educação e transporte.

Com duração prevista de dois anos, além de 40 especialistas do Inatel, entre pesquisadores e doutores, o acordo vai permitir também que se estude mais o desenvolvimento do IoT Móvel no Brasil. Essa tecnologia, que é considerada um elemento-chave para o desenvolvimento do 5G, pode ser utilizada em rastreamento de ativos industriais e monitoramento de segurança.

“O campus do Inatel está aberto para pesquisa, desenvolvimento e testes de inovações na crescente área de IoT e 5G. A parceria entre Inatel, Ericsson e TIM fortalecerá todo o ecossistema de IoT, possibilitando o desenvolvimento de inovações tecnológicas e de novos serviços em diversas verticais de negócios, em sintonia com o Plano Nacional de IoT, bem como o surgimento de startups que aumentarão a oferta de serviços, equipamentos e soluções para o mercado”, afirma o Marcelo de Oliveira Marques, Diretor do Inatel.

O acordo de parceria faz parte do programa de Open Innovation da TIM e prevê uma série de ações e pesquisas, com a finalidade de desenvolvimento de serviços inovadores e o aperfeiçoamento de soluções. A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) também faz parte do programa, com uma parceria para cooperação e intercâmbio científico e tecnológico entre a operadora e os alunos e professores da instituição.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile