Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Provedor alerta sobre riscos de backup na nuvem

Provedor alerta sobre riscos de backup na nuvem

0
Publicidade

Muitas pessoas e empresas não se atentam a isso, mas alguns espaços em nuvens utilizados como forma de backup, em geral, não garantem a inviolabilidade e segurança dos dados lá armazenados. Muito embora possam transparecer seguros, por advirem de empresas renomadas no mercado nacional e internacional, as senhas de acesso, ou mesmo as etapas de validação para visualização direta de arquivos não segue um protocolo rígido de criptografia.

Segundo Roberto Stern, CEO da Adamos Tecnologia, o primeiro erro dos clouds convencionais é manter a senha dos clientes em seus próprios bancos de dados, permitindo que as mesmas sejam a visualizadas por quaisquer profissionais de sua equipe ou, ainda, que os clientes possam solicitá-la.  “Essas práticas são muito comuns, mas acreditamos que o único detentor da senha deva ser próprio cliente. À empresa que fornece o espaço, o ideal é guardar um hash modificado e criptografado desta senha localmente”, explica o especialista.

Pioneira na oferta de solução de backup no Brasil, a empresa afirma que se o cliente perder a senha do Safe Cloud Backup, seu principal produto ofertado no mercado, não há como recuperá-la. “A criptografia a partir do hash é a garantia de que ninguém irá violar ou acessar esses dados, nem nós mesmos e nem nosso parceiro OEM que faz a venda direta no mercado”, explica Stern.

Além dessa garantia de inviolabilidade, o Safe Cloud Backup traz a vantagem de ser 100% automatizado minimizando a necessidade de intervenção humana para realizar seu processamento. “A instalação é simples e prática, dura, em média, dez minutos e, caso o cliente opte por não usar os assistentes, mais 15 minutos para as configurações devidas do aplicativo. Com isso, a automatização do backup economiza cerca de duas horas, por dia, do trabalho da equipe de TI das empresas”, detalha o executivo.

Feito isso, o sistema checa, diariamente e de maneira automática, tudo que necessita ser copiado e seu processamento é feito “a quente”, ou seja, sema necessidade de parar as máquinas ou limitar o acesso a pastas, rede, arquivos e softwares.  “Na sequência, uma imagem de snapshot do Windows é feita para que não seja possível mexer no arquivo direto do cliente e há 25 tipos de alertas  que reportam a ele os relatórios semanais e mensais com tudo o que é feito”, detalha Stern.

Em breve, a Adamos Tecnologia irá liberar a versão 3.0 do Safe Cloud Backup, com novidades, tanto  para o mundo Web, quanto para plugins de bancos Open Souce, como: MySQL, FireBird e Postgresql. Em especial, para a Firebird, que funcionará como uma forma de backup do database online, sem a necessidade de parar o sistema. Além disso, a Adamos Tecnologia está com um novo controle de parceiros OEM e integrações adicionais via WebAPI.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile