Publicidade

    Somente 21% dos data centers têm índices altos de eficiência, aponta estudo

    0
    Publicidade

    Somente um em cada cinco data centers no mundo funciona no mais alto nível operacional e de eficiência e, portanto, pode ser considerado estratégico para os negócios. A constatação é do Global Data Center Study 2012, estudo conduzido pela divisão de consultoria da IBM em parceria com a IDC. Para o levantamento foram ouvidos 365 executivos de TI de empresas de sete países (Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, China e Índia) sobre as principais medidas de eficiência de um centro de dados, como operações de instalação e gestão, sistemas, armazenamento, rede, aplicativos, direcionadores de negócios, orçamento e governança.

    O estudo também permitiu estabelecer quatro estágios que descrevem a evolução típica de um data center em termos de eficiência, disponibilidade e flexibilidade: básico, consolidado, disponível e estratégico. De acordo com os entrevistados, 17% dos centros de dados ativos encontram-se no nível básico, 32% no consolidado, 30% no disponível e apenas 21% são estratégicos.

    Os data centers que operam no nível mais alto de eficiência são capazes de direcionar iniciativas estratégicas ao alocar 50% a mais de seus orçamentos de TI para novos projetos em relação àqueles que funcionam no nível de eficiência mais baixo, que destinam apenas 35%. Além disso, são mais eficientes – aproveitam 2,5 vezes mais o trabalho dos profissionais dedicados, com média de 27 servidores por administrador, o que acontece apenas em 6% dos data centers básicos.

    Segundo a pesquisa, quase todos os data centers estratégicos apresentaram crescimento nos últimos dois anos e mais de 80% deles deverão se expandir durante os próximos dois anos. Em contrapartida, mais de 60% dos data centers básicos não sofreram mudanças ou investimentos nos últimos dois anos, mas mais da metade dos entrevistados mencionou planos de atualizá-los nos próximos dois anos. Os data centers estratégicos são aqueles em que há adoção generalizada de ferramentas de automação que garantem os requisitos de disponibilidade e dinamismo de aplicativos e dados. Já o data center básico é mantido a partir de objetivos de curto prazo, com infraestrutura autônoma como norma.

    A consolidação por meio da virtualização é o primeiro passo para gerar a eficiência máxima ao data center. De acordo com a pesquisa, 48% dos data centers considerados estratégicos possuem servidores virtualizados, em comparação aos menos eficientes, com taxas de 27%. Além disso, 93% dos centros de dados mais modernos utilizam a virtualização para armazenamento.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile