Publicidade
Início Inovação Marketing Digital IBM e Adobe lideram disputa no mercado de provedores de plataforma de...

IBM e Adobe lideram disputa no mercado de provedores de plataforma de marketing digital, diz Ovum

0
Publicidade

IBM e Adobe estão à frente na corrida por liderança no mercado de provedores de plataforma de marketing digital. A Ovum, empresa global de análise e inteligência de mercado, considera que a chave para a seleção de fornecedores está na oferta de serviços e orientações estratégicas, em vez de apenas nas funcionalidades do produto.

Em seu primeiro estudo sobre a perspectiva estratégica para o marketing digital end-to-end, a consultoria constatou que IBM e Adobe “levam vantagem no curto prazo, graças à força de suas proposições de branding”.

A Ovum informa que avaliou produtos, serviços e marcas de seis megafornecedores, a partir da perspectiva de compra de líderes das áreas de marketing e tecnologia. A Adobe, segundo a empresa, teria a proposição mais forte do ponto de vista do CMO (chief marketing officer ). Já a IBM teria a proposição mais forte do ponto de vista do CIO (chief information officer)/ TI.

O estudo destaca que, apesar dessas duas fornecedoras estarem à frente das demais multinacionais avaliadas — Oracle, SAS, Salesforce e Teradata —, todos os fornecedores são relativamente comparáveis em termos de capacidades globais do produto.

Gerry Brown, analista de marketing digital sênior da Ovum e autor do relatório, diz que os CMOs estão sob pressão para consolidar e racionalizar diversos produtos de marketing digital e serviços existentes. “Os CMOs precisam de uma plataforma única, unificada e consistente para obter visão em tempo real completa da atividade do cliente e permitir a ativação de campanhas de marketing relevantes e oportunas e compromissos de vendas”, diz Brown.

Para o especialista, o marketing no futuro terá de agir e reagir em tempo real, e os fornecedores devem espelhar essa nova realidade. A recomendação da Ovum é que os fornecedores se afastem de uma abordagem centrada no produto e, em lugar disso, forneçam serviços e soluções de negócios adequados e branding atrativo.

Para a Ovum, um elemento facilitador é uma cadeia de parceiros complementares, que abrange agências de publicidade, fornecedores de serviços de marketing, consultores de gestão e integradores de sistemas. A empresa de análise considera que a Adobe é o único megafornecedor maduro nesse sentido, enquanto a IBM seria a única que, de fato, “entendeu a importância de abraçar um modelo baseado no triunvirato fornecedor-CIO-CMO.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile