Publicidade

    Fábrica do governo lança chip para rastreamento de bovinos

    0
    Publicidade

    O Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), fábrica de semicondutores vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, anunciou nesta terça-feira, 23, o lançamento do primeiro chip nacional para rastreamento de rebanho bovino totalmente desenvolvido pela empresa. O Brasil tem hoje o maior rebanho bovino do mundo, e a adesão ao sistema de rastreabilidade é uma importante vantagem competitiva para aumentar as exportações.

    O projeto foi apresentado no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

    Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o desenvolvimento desse chip, considerado o mais importante do Ceitec, fornece as condições necessárias para consolidar o Brasil como principal fornecedor mundial de carne bovina, além de credenciar o produto perante o mercado nacional e internacional, diferenciando a carne brasileira e gerando informações seguras e confiáveis para os órgãos de defesa sanitária. O chip vai possibilitar o controle fiscal de inventário de animais e de sua respectiva comercialização.

    A identificação eletrônica permite o acompanhamento de cada animal, desde o nascimento até o abate, incluindo as características genéticas, zootécnicas e sanitárias. A abertura de outros mercados, ou manutenção dos mesmos, depende da adequação do Brasil às normas impostas pelo cenário mundial, principalmente a Comunidade Européia, que exige que todo o processo de produção da carne esteja inserido em um programa de identificação e cadastro que possibilite o levantamento de todas as informações sobre o animal.

    Segundo dados do Mapa, o Brasil tem hoje um rebanho de 210 milhões de cabeças e exporta um total de R$ 2,5 bilhões anualmente.

    O chip desenvolvido pelo Ceitec é o primeiro dispositivo de uma linha de produtos de rastreabilidade animal denominados de Animal Tracking Device (ATD) e que contemplará, posteriormente, as cadeias de suínos e aves.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile