Publicidade
Início Notícias Gestão Hospital do Câncer de Barretos moderniza sistema com o apoio de consultorias

Hospital do Câncer de Barretos moderniza sistema com o apoio de consultorias

0
Publicidade

Um dos maiores complexos hospitalares do Brasil, o Hospital do Câncer de Barretos, com atividades em 23 estados brasileiros e 3 mil atendimentos por dia, sendo 99,9% deles pelo SUS, se preocupa com o avanço de seus sistemas de TI, optando por realizar toda a gestão hospitalar internamente. Isso porque em 2006, quando resolveu modernizar seus sistemas, não encontrou nenhuma solução com foco no diagnóstico e tratamento do câncer. "Existem muitos produtos disponíveis no mercado, mas o foco é em hospital geral. Por isso, optamos pelo desenvolvimento de um sistema interno", conta Alexandre Covello, gerente de TI do Hospital do Câncer de Barretos.

O processo de modernização dos sistemas conta com parcerias com empresas e consultorias de TI. A parte de laboratório, por exemplo, tem todo a interface dos equipamentos feitos pela empresa Shift Consultoria e Sistemas, que recebe os dados dos equipamentos, processa, e devolve a informação para o laudo. Na área de imagem, após realizar em 2006 um projeto piloto para estimular os médicos a largarem a película e utilizarem imagem digital (PACS), o hospital contratou a Pixion. A empresa foi escolhida por ser nacional, o que facilitaria a integração com os sistemas internos. "Além disso, tinha a funcionalidade do PACS que os médicos mais gostaram", diz Covello.

Já a área financeira e de recursos humanos contam com o Totvs RM. O hospital dispõe também de um sistema de business intelligence (BI) da Sadig, assim como solução de GED (gerenciamento eletrônico de documentos) da LaserFiche. "Assim, trabalhamos da seguinte forma: o que é relacionado ao atendimento ao paciente, como histórico hospitalar, é feito com ferramentas desenvolvidas pelos técnicos do hospital; já o que é know-how de mercado, é terceirizado", explica Covello.

Segundo o gerente de TI, o maior ganho com o desenvolvimento de sistema interno e suporte de consultorias de TI é que os sistemas ficaram personalizados, de acordo com cada área. "Isso ajudou até a Informática a ganhar simpatia interna, porque teve um ganho de produtividade muito bom no levantamento das informações, até mesmo para a diretoria. E tudo isso pensando na segurança do paciente", diz.

Covello conta que o próximo passo para o Hospital é a implementação de Prontuário Eletrônico, projeto que deverá ser concluído até o fim deste ano. O hospital investe de 2% a 3% do faturamento total em TI por ano, valor que varia entre R$ 1,5 e R$ 1,7 milhão.
 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile