Publicidade
Início Notícias Gestão Tecon Santos tem novo sistema operacional para modernizar operações de contêineres

Tecon Santos tem novo sistema operacional para modernizar operações de contêineres

0
Publicidade

O Tecon Santos, um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul, administrado pela Santos Brasil no Porto de Santos, deu início às operações com o software OPUS – TOS (Terminal Operating System) da CyberLogitec, empresa sul-coreana especializada em soluções operacionais tecnológicas para terminais logísticos. Com isso, dá um salto na modernização e unificação das operações de contêineres, garantindo a melhoria no nível de serviço, no planejamento e na produtividade da Companhia.

Escolhido pela facilidade de integração com novas tecnologias, o novo TOS habilita o terminal a operar equipamentos com tecnologias de ponta, o que inclui a utilização de OCRs (sigla de Optical Character Recognition – reconhecimento ótico de caracteres), equipamentos controlados remotamente, simulações por Digital Twin e inteligência artificial. Além disso, consolida a operação com dados em tempo real, garantindo informações precisas ao Centro de Controle Operacional da Companhia. 

“É uma ferramenta que permite uma gestão mais moderna de toda a operação, integrando tecnologias digitais, máquinas e pessoas. Temos maior agilidade e precisão na tomada de decisões no dia a dia, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência do terminal”, afirma Ricardo Miranda, diretor de Tecnologia da Santos Brasil. 

A migração para a nova plataforma, que também foi implantada no Tecon Vila do Conde, administrado pela Companhia em Barcarena (PA), teve início em abril de 2021 e contou com a mobilização de equipes dos dois terminais no treinamento e adaptação às atividades da Santos Brasil. 

A mudança de TOS faz parte de um investimento de mais de R? 40 milhões realizado na troca de softwares e equipamentos que permitirão maior utilização de tecnologias digitais no planejamento e operação dos terminais para aumentar ainda mais sua eficiência de forma a atender com mais agilidade seus clientes. O objetivo é deixar os terminais portuários da Companhia prontos para atender o crescimento da demanda. 

Os investimentos em tecnologia e sistemas ocorrem paralelamente aos investimentos em infraestrutura e equipamentos que a Companhia vem realizando nos seus terminais. Em Vila do Conde estão sendo aplicados R? 120 milhões em obras de expansão e compra de novos equipamentos, com o objetivo de aumentar em quase 40% a capacidade do terminal, de 217 mil TEUs/ano para 300 mil TEUs/ano. No Tecon Santos, a Santos Brasil adquiriu dois portêineres (guindastes de cais) de última geração e oito E-RTGs (guindastes de pátio) elétricos, que fazem parte do projeto de ampliação e modernização do terminal, que terá a capacidade aumentada de 2,4 milhões de TEUs/ano para 2,6 milhões já em 2023 e para 3 milhões de TEUs/ano em 2031.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile