Publicidade
Início Notícias Negócios Telefônica cria empresa para incentivar inovação aberta

Telefônica cria empresa para incentivar inovação aberta

0
Publicidade

Com o propósito de incentivar o desenvolvimento de ideias inovadoras na área de tecnologias da informação e comunicações (TICs) que possam se transformar num bom negócio, a Telefônica Digital anunciou nesta quarta-feira, 23, a criação da Wayra, subsidiária que deverá ser constituída em São Paulo até o fim do ano, com capital de US$ 500 mil para investir em dez empresas selecionadas num concurso que terá 30 finalistas, cujo resultado será conhecido nesta sexta-feira.

A Wayra (que significa vento na língua andina indígena quíchua) foi criada em abril deste ano pela operadora espanhola para incentivar a inovação aberta e já está instalada em seis países da América Latina, com previsão de abertura de mais um escritório na Venezuela ainda neste ano e outro no Chile, no ano que vem. Segundo Gonzalo Martín-Villa, diretor da Wayra, nesse período a empresa já recebeu mais de 5 mil projetos, dos quais 528 no Brasil. Deles, quatro já estão prestes a se materializarem e serem integrados ao sistema Telefônica, que tem uma base potencial de 300 milhões de clientes globalmente.

A condição exigida pela Wayra para financiar o projeto é ter 10% de participação no capital da empresa empreendedora, que não pode ter mais de dois anos de criação nem ter recebido mais de US$ 100 mil de investimento e ter preferência de compra. "A maioria dos inscritos, cerca de 80%,  geralmente nem tem empresa constituída. São empreendedores realmente iniciantes", explica Martín-Villa.

As dez empresasselecionadas, cujos nomes serão revelados no evento Open Innovation 2011, promovido pelo Open Innovation Center Brasil, tem entre os finalistas projetos de redes sociais, comércio eletrônico e apps móveis. "Apesar de não haver restrição, nosso interesse, além desses assuntos, é sobre projetos em áreas como machine to machine (M2M), e-health, sustentabilidade e inovação social", acrescenta o executivo.

Para incubar os projetos, a Telefônica está montando um local em São Paulo, próximo da futura nova sede da operadora, que deverá entrar em funcionamento em meados do ano que vem. Depois dos países latinos, a Wayra deverá se instalar em países da Europa, onde a operadora já esta estabelecida, começando pela Inglaterra, país onde a Telefônica Digital montou recentemente um centro de desenvolvimento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile