Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Projeto regulamenta bancos biométricos e sistemas de identificação criminal no País

Projeto regulamenta bancos biométricos e sistemas de identificação criminal no País

0
Publicidade

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 4927/16, do deputado Moroni Torgan (DEM-CE), que os regulamenta os bancos biométricos e o sistema de identificação criminal geridos pelos órgãos oficiais de identificação.

“Com o crescimento populacional e a crescente violência existente, faz-se necessário criar no País um banco de dados único, onde as polícias possam buscar dentro desse banco os dados dos indivíduos”, explica o autor da proposta. “Nesse banco de dados haverá nome, filiação, endereço, vida pregressa, digitais, ou qualquer informação que o identifique como cidadão de bem ou não”, complementa.

Segundo Torgan, as polícias civil, militar, federal e rodoviária federal, além das guardas municipais, deverão trabalhar em conjunto para que esse banco de dados unificado, com os informações dos criminosos, seja rapidamente disponibilizado para uma identificação mais ágil e segura.

Gestão
Pela proposta, caberá ao Ministério da Justiça, por meio do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp), manter o funcionamento e promover a integração dos bancos de dados biométricos e dos sistemas de identificação criminal geridos pelos órgãos oficiais de identificação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O projeto inclui dispositivos na lei que criou o Sinesp (12.681/12).

Ainda segundo o texto, os órgãos oficiais de identificação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios poderão armazenar dados biométricos de pessoas desaparecidas em banco específico, visando a auxiliar os procedimentos de buscas e resgate da cidadania.

O projeto determina ainda que os órgãos oficiais de identificação adotem os padrões de integridade, interoperabilidade, disponibilidade, confidencialidade, confiabilidade e tempestividade, conforme diretrizes técnicas estabelecidas pelo comitê gestor.

De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Com informações da Agência Câmara.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile