Publicidade

    Brasília planeja implantar internet sem fio gratuita em toda a cidade

    0
    Publicidade

    O governador do Distrito Federal (DF), Agnelo Queiroz (PT), quer fornecer acesso gratuito à internet em toda a extensão da capital federal, por meio da tecnologia Wi-Fi, permitindo que os cidadãos acessam a web de qualquer ponto, sem nenhum custo. Na quarta-feira, 23, o governador se reuniu com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e propôs uma parceria entre os governos federal e distrital para transformar Brasília na primeira capital do país integralmente conectada à rede.
    Segundo Agnelo, a proposta, além de facilitar o acesso da população à internet, é permitir a integração dos serviços públicos disponíveis no DF, como, por exemplo, o agendamento de consultas médicas. De acordo com o governador, a ideia ainda está em sua fase inicial e um projeto para sua implantação vai ser discutido por técnicos dos governos do Distrito Federal e dos ministérios envolvidos com o tema, e só então os custos da iniciativa serão calculados.
    "Estimamos um custo muito barato, já que vamos usar a capacidade já instalada, interligando-a", disse o ministro, referindo-se às redes de fibra ótica existentes no Distrito Federal, uma, federal, compartilhada pela Telebras e pelo Serpro, e outra local, administrada pela Companhia Energética de Brasília (CEB) e que interliga os vários órgãos administrativos do governo distrital.
    "É um projeto que o ministro Paulo Bernardo entendeu ser viável. Tenho certeza de que, a partir de hoje, vamos começar a transformar isso em realidade", afirmou Agnelo. "É algo que tem que ser feito o mais rápido possível, mas que, logicamente, se faz [de maneira] progressiva. Mesmo assim temos condição de, em dois anos, termos um avanço extraordinário para sermos uma cidade digital", acrescentou.
    Agnelo disse que a implantação do projeto vai ampliar não apenas a inclusão digital já em andamento no DF como o acesso das escolas públicas à internet, mas também permitirá que a administração local atue com maior transparência. As informações são da Agência Brasil.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile