Publicidade
Início Notícias Comunicações Big Data se tornará novo gerador de receita para operadoras latino-americanas

Big Data se tornará novo gerador de receita para operadoras latino-americanas

0
Publicidade

Apesar do declínio da receita dos serviços tradicionais no mercado latino-americano de telecomunicações, Big Data poderia atuar como facilitador da transformação digital, gerando novas oportunidades de crescimento em toda a região. Atualmente, os provedores de telecomunicações estão adotando cautelosamente Big Data para melhorar sua experiência e relacionamentos com seus clientes. A próxima fase será remodelar seus negócios com análise preditiva, aplicações de próxima geração e complexidade de caso de uso avançada, seguidas de estratégias de monetização, como a venda de dados para usuários finais.

“O Big Data poderia oferecer grandes oportunidades de negócios e geração de receita. Os dados dos usuários, serviços, redes, localização e fontes de gerenciamento podem ser monetizados através da promoção de produtos, propaganda direcionada, up-sales, qualidade de experiência (QoE) e otimização de rede “, disse Carina Gonçalves, analista da Indústria de Transformação Digital da Frost & Sullivan.

Segundo a pesquisa Big Data Telecommunications Market Evolution in Latin –Mobile & Wireless Communications Growth Partnership, da  Frost & Sullivan. o total de investimentos (CAPEX) do mercado de telecomunicações em Big Data no mercado latino-americano atingiu US$ 633,3 milhões em 2016. O investimento deverá atingir US$ 1.779,2 milhões em 2022, liderado pelo Brasil e México. O estudo fornece informações sobre o desenvolvimento de Big Data entre os principais provedores de telecomunicações da América Latina, identificando estrutura, uso e investimentos. A cobertura geográfica inclui Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.

Devido à falta de conhecimento, há resistência de algumas empresas a adotar Big Data. Definir com eficácia o valor que o Big Data extrairá e justificar o retorno do investimento com impacto incremental no lucro são difíceis. A governança e o trabalho para definir o foco das iniciativas de Big Data estão restringindo a implementação da tecnologia na região.

Outras restrições que afetam o mercado incluem:

* As operadoras precisam implementar rapidamente novas aplicações para impulsionar a evolução do mercado; contudo, a falta de mão-de-obra qualificada está tornando o processo mais lento.

* Segurança e privacidade são preocupações constantes, especialmente em torno da ausência de políticas de compartilhamento de dados e promoção da utilização ética e segura dos dados.

* Lidar com grandes e complexas organizações com múltiplos sistemas de fornecedores e integrar todos os dados e fontes é demorado e desafiador.

* Fracos algoritmos foram aplicados a novos casos de uso; portanto, as empresas de telecomunicações estão desenvolvendo suas próprias soluções Big Data, usando apenas fornecedores de suporte tecnológico.

“As empresas de telecomunicações estão lutando para rentabilizar os serviços over-the-top, de valor agregado e de nuvem. Além disso, a conectividade e as capacidades tradicionais estão em declínio. O desempenho da rede alinhado com as metas comerciais da empresa de telecomunicações e a combinação de insights entre os serviços serão críticos para o sucesso “, observou a analista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile