Publicidade
Início Comunicações Mobile Anatel quer adesão maior ao cadastro de celulares roubados

Anatel quer adesão maior ao cadastro de celulares roubados

0
Publicidade

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, quer a adesão dos estados ao Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (CEMI). Com o sistema, um celular furtado ou roubado pode ser bloqueado diretamente pelas vítimas nas delegacias de polícia, quando fazem a ocorrência, sem a necessidade de contato com as operadoras de telefonia.

Até o momento, apenas 12 estados adotam o sistema. Por conta disso, Quadros enviou correspondência às Secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal, apresentando argumentos de vantagens da adesão. Até o final de janeiro deste ano, o sistema permitiu o bloqueio de 7,8 milhões de aparelhos roubados ou furtados no País.

Antes de o sistema começar a funcionar nos estados, é feito um treinamento gratuito sobre o uso do mecanismo com as Secretaria de Segurança. E para que os órgãos de segurança possam acessar o CEMI é necessária também a assinatura de um termos de adesão. Com o cadastro, as polícias registram quais foram os terminais roubados diretamente na base de dados das operadoras. E as vítimas não precisam mais ir até as empresas para que seus aparelhos sejam bloqueados. A medida também vale para comerciantes, distribuidoras ou fabricantes de celular que tiveram sua carga de aparelhos roubados.

O sistema visa impedir o funcionamento destes celulares roubados em todas as prestadoras que atuam no Brasil e em outros países. A integração entre o CEMI  e o sistema da GSMA permitiu também uma comunicação entre a base brasileira de celulares bloqueados  com a lista dos aparelhos bloqueados em outros países. Ele é operado pela ABR Telecom e já está disponível em todo o País. Já adotaram o cadastro o Departamento de Polícia Federal e as secretaria de segurança do Rio de Janeiro, Espírito  Santo, e Minas Gerais, na região Sudeste; Roraima e Amazonas, no Norte; Bahia, Sergipe, Pernambuco e Ceará, no Nordeste; além do Mato Grosso e Goiás na região Centro-Oeste.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile