Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) EUA acusa 3 espiões russos de ataques hacker em usinas de energia

EUA acusa 3 espiões russos de ataques hacker em usinas de energia

0
Publicidade

Três oficiais de inteligência russos passaram cinco anos mirando infraestrutura de energia em 135 países em um esforço para permitir que o governo russo obtenha controle remoto de usinas de energia, alegou o Departamento de Justiça dos EUA em uma acusação revelada na quinta-feira, 24.

De 2012 a 2014, de acordo com a acusação aberta em um tribunal distrital no Kansas, EUA, os três policiais – Pavel Aleksandrovich Akulov, Mikhail Mikhailovich Gavrilov e Marat Valeryevich Tyukov – trabalharam para esconder malware em atualizações de software usadas por sistemas que controlam os equipamentos de energia das plantas das empresas. Essa tática e outras permitiria que os réus instalassem malware em mais de 17.000 dispositivos em todo o mundo.

Então, de 2014 a 2017, os réus usaram spear phishing e outras táticas para identificar mais de 3.300 pessoas específicas que trabalham no setor de energia. Seus alvos funcionaram em mais de 500 entidades diferentes, incluindo a Comissão Reguladora Nuclear dos EUA, de acordo com a acusação. Em um caso, os réus comprometeram a rede de negócios da Wolf Creek Nuclear Operating Corp. em Kansas, que administra uma usina nuclear.

A acusação foi uma das duas não seladas nesta quinta-feira contra hackers russos. Uma segunda acusação no Tribunal Distrital dos EUA do Distrito de Columbia alegou que o cidadão russo Evgeny Viktorovich Gladkikh e co-conspiradores não identificados visaram uma instalação de petróleo estrangeira e uma empresa de energia dos EUA entre 2017 e 2018.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile