Publicidade
Início Blogueria NFTs: No Monkey Business!

NFTs: No Monkey Business!

0
Publicidade

truculento. Ironicamente, perguntando para meu filho se conhece de NFTs, a primeira resposta dele foi: “aquele negócio das figurinhas dos macacos? Tenho um amigo que fez muito dinheiro!”

O fato é que, muitas vezes a tecnologia vai para caminhos inesperados, as vezes positivos as vezes nem tanto. NFTs, hoje, como estão sendo vendidos como ativos especulativos e isso não é um bom nome para a tecnologia. Ainda dá lugar para muito filosofo de Instagram que atribui o minting de um só NFT como o culpado pelo consumo de energia da rede Ethereum e Bitcoin.

Quando um assunto movimenta muito dinheiro, fica no holofote de tudo mundo.

Mas voltando aquela expressão americana, em parte é verdade: do jeito que NFTs são comercializados hoje, é um esquema piramidal. Tanto é que a maioria dos collectibles que foram gerados no ano passado e no 2020 já perderam 90% do valor. Já vi, literalmente, alguém fazer um quadrado vermelho e vende-lo por 400 dólares, somente por ser um youtuber famoso.

Isso é a máxima expressão de tudo o que é de errado: desde o consumo das redes sociais, o que nós, como sociedade, entendemos como valioso e ainda da ambição das pessoas para ganhar um tostão “rápido”.

Mas não é isso o real valor do NFT. Um exemplo fantástico de diferencial é a startup Maestro. A empresa ajuda os seus clientes a gerar campanhas de marketing “customer centric”. Seguindo uma estratégia estruturada na forma de “plays”, os clientes fazem uso das melhores estratégias de marketing inbound e outbound na indústria onde elas atuam. Ainda estrutura o processo de vendas e marketing, orquestrando eficientemente as operações. Outro dos offerings de Maestro são os cursos de ABM. Na conclusão dos cursos, e em parceria com a Interchains (empresa especializada em Blockchain), a Maestro emite um NFT de certificado de conclusão de curso.

O NFT é gerado desde a wallet da própria Maestro com o nome do aluno. Segundo Felipe Spina, CEO e Co-founder da Maestro: “o grande benefício é que esse NFT pode ser importado no LinkedIn e pode ser consultado no Blockchain como garantia que o aluno é portador do certificado. Isto é muito poderoso porque resolve problemas de fraude nas indústrias, desde certificações de curso até homologações de práticas e procedimentos.”

Maestro também emitirá uma cripto moeda (utility token) para que clientes (nacionais e internacionais) possam acessar a benefícios, e ainda ganhar chargebacks na submissão de novas plays reutilizáveis. Ou seja, Maestro irá pagar para incentivar a clientes compartilharem suas melhores práticas de marketing.

Com esta nova proposta de uso da tecnologia podemos garantir que o futuro dos NFTs não é “monkey business”!

Bernardo Madeira, empresário especializado em Blockchain e Co-founder.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile