Publicidade
Início Notícias Comunicações FCC aumenta o espectro Wi-Fi 6 em cinco vezes

FCC aumenta o espectro Wi-Fi 6 em cinco vezes

0
Publicidade

A FCC (Federal Communications Commission), órgão regulador da área de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos, abriu uma ampla faixa de espectro sem fio para uso não licenciado por dispositivos Wi-Fi. A decisão libera mais de 1.200 MHz de largura de banda adicional para dispositivos Wi-Fi 6E , cujas redes passam a contar com capacidade para a transmissão de mais dados e suporte a conexões simultâneos.

“Para acomodar esse aumento na demanda por Wi-Fi, a FCC tem como objetivo aumentar a oferta de espectro Wi-Fi com a nossa iniciativa mais ousada ainda: disponibilizar toda a banda de 6 GHz para uso não licenciado”, diz o anúncio da FCC sobre o plano de votação . “Ao fazer isso, aumentaríamos efetivamente a quantidade de espectro disponível para Wi-Fi em quase cinco veses”.

A FCC considera a mudança um benefício para os consumidores, e disse que a decisão “aumentará nossa liderança em tecnologias sem fio de última geração, incluindo 5G”.

A banda de 6 GHz pode acomodar até sete canais de 160 MHz de uma só vez. A latência também é muito menor na faixa de 6 GHz, porque não existem dispositivos Wi-Fi de geração mais antiga operando nesse espectro para desacelerar as coisas. Isso dá à banda de 6 GHz o potencial de servir como uma via expressa de várias vias exclusivas para dispositivos Wi-Fi equipados para tirar proveito, todos eles usando o Wi-Fi 6, a versão mais nova, mais rápida e mais eficiente de Wi-Fi.

Em um comunicado divulgado após a votação, o presidente da FCC, Ajit Pai, apontou o surgimento do Wi-Fi 6 como um motivador essencial por trás da decisão. “Para perceber esse potencial, precisamos de redes Wi-Fi mais rápidas e mais fortes”, escreveu. “Mas, para aproveitar ao máximo os benefícios do Wi-Fi 6, precisamos disponibilizar mais espectro de banda média para uso não licenciado. Já faz muito tempo desde que fizemos isso e os consumidores merecem”.

Os novos chipsets Wi-FI 6E para roteadores e dispositivos móveis já estão definidos para entrar nos dispositivos de próxima geração. A indústria de Wi-Fi também sinalizou forte apoio à mudança. Em janeiro, a Wi-Fi Alliance anunciou a nova designação Wi-Fi 6E para dispositivos equipados para operar nesse espectro de 6 GHz.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile