Publicidade
Início Notícias Gestão Realengo Alimentos avança no projeto de analytics

Realengo Alimentos avança no projeto de analytics

0
Publicidade

Com mais de 35 anos de atuação no mercado, a Realengo Alimentos é uma indústria que atua em todo o processo envolvendo o arroz. Com duas unidades produtivas, uma em Santa Catarina, onde produzem o arroz parboilizado, e outra no Rio Grande de Sul, onde produzem o arroz branco, também estão presentes com um centro distribucional no Ceará e outro no Pará.

Para possibilitar análises mais concretas e relatórios estruturados, a empresa contou com o Grupo Toccato para implementação do business intelligence, que mudou a rotina corporativa por completo. Antes, o maior empecilho enfrentado por áreas estratégicas era a lentidão para geração dos relatórios e interpretação dos dados obtidos.

Segundo Guilherme Tavares, CEO do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do Grupo Toccato, o BI foi essencial para trazer uma nova visão aos negócios. “Os dados têm a capacidade de transformar a gestão e direcionar uma empresa ao caminho de resultados assertivos. Dessa forma, a Realengo passa a acompanhar tendências de mercado que são, de fato, potencializadoras de negócios”, diz.

Atualmente, o Grupo Toccato apoia a Realengo na migração do QlikView para o Qlik Sense, em parceria com a Discovery Negócios, especializada em BI e Business Discovery, que esteve presente na implementação desde o início. Hamilton Neto, Diretor da Discovery Negócios, conta como o projeto aconteceu.

“A Realengo conseguiu consolidar o Qlik de forma estratégica em todas as áreas da empresa. Hoje, estamos em migração da plataforma QlikView para Qlik Sense, com previsão para término em meados deste ano. 70% já foi finalizado e estamos avançando uma cultura cada vez mais analítica dentro da empresa”, diz.

Nesse contexto, o poder de tomada de decisões evoluiu junto ao desenvolvimento profissional de José Luiz Warnier, Gerente Administrativo da Realengo. “Entrei na Realengo como Auxiliar de Informática e avancei até a supervisão da área de TI. Como ao mesmo tempo participava diretamente no desenvolvimento das aplicações, e das reuniões de gestão estratégica da empresa, consegui direcionar para que as aplicações tivessem impacto muito rapidamente nas decisões da empresa. Com o tempo, assumi a gerência administrativa, sendo responsável também pela coordenação da gestão estratégica. Atuo ainda no direcionamento das aplicações e melhorias a serem desenvolvidas no BI”, explica Warnier.

A visão antes e depois de Qlik

Dados soltos em planilhas e informações distintas eram os principais empecilhos enfrentados pela Realengo antes da implementação do BI. “Agora, consigo enxergar os dados de forma rápida, dinâmica, a qualquer momento, cruzando-os em qualquer situação. Caso seja necessário ter acesso a outra informação, mudamos alguns filtros, otimizando tempo. Também recebemos alertas estratégicos para que esse monitoramento seja ainda mais eficaz”, ressalta Warnier.

Os projetos na área comercial e controladoria se destacam perante os demais pelo retorno que geram. Ao estruturar os dados e moldá-los dentro do BI, foi possível ter outros ganhos não imaginados anteriormente. Um deles foi a análise preditiva. Agora, a Realengo consegue analisar em tempo real gastos e anteceder estimativas mensais.

Warnier conta que, para o futuro, a expectativa é evoluir ainda mais a predição e simulações de cenários. “Buscamos aprimorar algumas aplicações para torná-las mais completas. Estamos bem satisfeitos com o serviço prestado e com a plataforma”, conclui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile