A Nexo CS apresentou no Oracle Open World Latin America 2015 o Software Nexo Gestão Integrada, solução que automatiza os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e que acaba de receber a certificação Oracle Validated Integration como solução complementar ao Oracle PeopleSoft Human Capital Management e pode ser integrado com sistemas de gestão e outros sistemas legados, além de oferecer módulo para o eSocial.
A solução permite superar os desafios na aplicação das políticas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST): a automatização e informatização das rotinas de SST a partir de sistemas de gestão ERP. A utilização por diversas empresas de controles através de planilhas ou mecanismos similares compromete o cumprimento das regras estabelecidas por lei para as atividades laborais, incluindo exames admissionais, demissionais, de rotinas, vacinação e outras recomendações para Meio Ambiente, Medicina e Segurança do Trabalho e Gestão Previdenciária e Ergonomia. Além disso, apresenta várias novidades, entre elas a Biometria para controle de EPI.
Segundo Ricardo Donner, presidente da Nexo CS, o Brasil possui uma das maiores taxa de absenteísmo no trabalho, que é a ausência ou afastamento por diversas razões, incluindo acidentes e doenças laborais. A inconsistência das informações pode ser evitada com a informatização. “Em muitas empresas predomina a gestão manual com planilhas eletrônicas e documentos de texto destas rotinas e quem banca os custos com afastamento e tratamentos é primeiramente a empresa e depois a Previdência. No entanto, as empresas são responsabilizadas perante a lei”, explica o executivo.
“Com o advento do eSocial, nova obrigatoriedade da Receita Federal, não adianta somente enviar as informações para a Receita Federal e Previdência, é necessário que as empresas cumpram as regras e muitas vezes isso não acontece por falhas de controle”, revela Donner. Por esta razão, de acordo com o executivo, o Nexo Gestão Integrada cumpre um papel vital na informatização das informações de SST. É comum encontrar grandes companhias com milhares de funcionários, mas que realizam e gerenciam manualmente estas rotinas, afetando diretamente os resultados das políticas de SST e na qualidade das informações enviadas ao Fisco”, afirma Donner.