Publicidade
Início Segurança News (Segurança) CPI da Espionagem do Senado quer ajuda da Comunidade Europeia

CPI da Espionagem do Senado quer ajuda da Comunidade Europeia

0
Publicidade

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as denúncias da espionagem norte-americana sobre o Brasil aprovou requerimento com pedido de informações ao Parlamento Europeu sobre casos de espionagem, como o sistema Echelon — um sistema mundial de interceptação de telecomunicações com a participação dos Estados Unidos e o Reino Unido e extensões na Austrália, Canadá e Nova Zelândia.

“Desde 1999 tenho chamado a atenção em relação às análises das comunicações em nível mundial. Investigação nesse sentido já foi feita pelo Parlamento Europeu. O que a CPI aprovou hoje é o pedido do envio dos documentos da análise já feita pelo Parlamento Europeu e, para isso, a delegação da União Europeia no Brasil, com escritório em Brasília, poderá nos auxiliar”, afirmou o autor do requerimento, senador Walter Pinheiro (PT-BA).

Para Pinheiro, com o apoio da Comunidade Europeia os membros da CPI poderão propor uma legislação específica para coibir ações que violem a soberania nacional, como a de interceptação de comunicação “Eles têm um longo tempo de investigação, até porque uma das bases está centrada no acordo entre os Estados Unidos e o Reino Unido. Portanto, a Comunidade Europeia tem elementos para nos ajudar a buscar o caminho para construir uma legislação para ser adotada pelo mundo inteiro, já que esse é o centro dos trabalhos da CPI”.

Os integrantes da comissão também concordaram com a convocação de dirigentes de várias companhias telefônicas, como Telefônica, GVT, Oi e TIM, além da Google Brasil, Facebook Brasil e Microsoft.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile