Publicidade
Início Segurança News (Segurança) NF-e é alvo de tentativas de ataques de hackers

NF-e é alvo de tentativas de ataques de hackers

0
Publicidade

A fraude eletrônica realmente não tem limites. Os invasores buscam sempre novas formas de violar sistemas. O mais recente alvo dos ataques praticados pelos hackers é a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
Através do envio de e-mails falsos, que imitam uma loja de grandes marcas conhecidas e simulam a entrega do documento fiscal a partir de um link oferecido – seja para baixar um arquivo ou para ir a uma página web –, os hackers tentam roubar os dados dos consumidores.
No corpo do falso e-mail, que é enviado após a confirmação do pagamento, constam o número do pedido e a descrição do produto adquirido.
A emissão da NF-e tornou-se obrigatória para um grande número de empresas de diversos ramos de atividade econômica e a sua recepção deve ser feita com cuidado redobrado.
Segundo Eduardo Freire, diretor da Nodes Tecnologia, empresa que comercializa os produtos Avira no Brasil, as lojas costumam enviar o número do pedido e informações sobre o produto no e-mail.
A primeira dica é confirmar se as informações conferem. O destinatário deve ficar atento à origem do e-mail antes de clicar no link para visualizar o documento fiscal. As mensagens falsas devem ser ignoradas e apagadas do computador.
As lojas também enviam uma chave de acesso numérica para a NF-e, que deve ser inserida no site da Receita Federal, bem como o link da Receita Federal.
Se tiver dúvidas, o usuário não deve clicar no link. O melhor é abrir o navegador e entrar no site da Receita Federal. “Os hackers costumam maquiar os links maliciosos com outros nomes para disfarçar, então acessar o site da Receita Federal, digitando o endereço no browser é mais seguro”, conta.
Outras duas dicas importantes são padronizar o cadastramento do e-mail, para verificar se a NF-a deveria realmente chegar por um ou outro endereço, e manter seu sistema operacional e todos os programas de computador sempre atualizados.
“Os criminosos atingem o objetivo pelas brechas de segurança em qualquer software instalado. Se o usuário não faz esta manutenção, o risco é realmente alto e os prejuízos também”, ressalta.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile