Publicidade
Início Blogueria Se o cronograma é apertado, como recuperar os atrasos?

Se o cronograma é apertado, como recuperar os atrasos?

0
Publicidade

– Só compro se você garantir que em três meses está instalado.

– Três meses, impossível. Tecnicamente não dá para implantar com menos de seis meses.

– Então não compro!

O resultado desta conversa você conhece. De maneira pejorativa apelidamos de “me engana que eu gosto”.
Para bater as metas de venda e atender os anseios de um cliente desesperado ou mal informado, as empresas prometem aquilo que sabidamente é impossivel cumprir.
Utilizam-se todos os artifícios para elaborar um cronograma que o cliente aprove, sinergias, horas extras e alocação dos profissionais aos sábados, domingos e feriados, do início ao final do projeto. Ninguém pensa em risco e esquecem do santo padroeiro dos projetos, também conhecido como Murphy.
Aprovações obtidas, champanhe estourada, todo mundo feliz. Vamos para a esperada reunião de início de projetos (Kick-off). Os times reunidos em um lindo e suntuoso auditório, o Gerente de Projetos fazendo a apresentação dos times, da estratégia e da metodologia de como será conduzido e entregue o projeto. Quando começa a apresentar o cronograma, o infeliz de um colaborador do cliente, que por azar da humanidade já participou de implantações semelhantes, levanta o braço e pergunta:
– Vocês tem alguma referência de uma implantação deste tamanho, com esta complexidade, neste tempo?
Coitado do nosso colega GP. Sem graça, lança mão de todas as técnicas aprendidas de comunicação e consegue responder, mas sem convencer.
Início do projeto autorizado, vamos mobilizar as equipes e iniciar as reuniões de trabalho. Logo percebe-se a dificuldade em alocar profissionais com a agilidade necessária; do lado do cliente a participação das partes interessadas não estão tão interessadas.
Passadas duas semanas, o que deveria ter sido feito em um dia ainda não aconteceu e nem tem previsão de acontecer.
Na quarta semana, o padroeiro dos projetos perdidos (Murphy), resolve dar o ar da graça: o RH informa que o principal consultor tem que sair de férias porque já é o segundo período a vencer (caso você não saiba, se vencer a segunda a empresa é por lei obrigada a pagar outra, assim não existe a menor possibilidade de mantê-lo no projeto).
O desespero aumenta. A primeira reunião de status report se aproxima e o atraso no cronograma é de um mes. Qual é a história triste será contada para o cliente? Para piorar a situação, o financeiro informa que irá enviar a fatura e necessita que o cliente aprove. Os mágicos de plantão aparecem. Como por milagre, surgem planos de ação, paralelismo de atividades, alocação de mais profissionais… Como diria um amigo, o papel aceita tudo.
A reunião é dura o cliente bate muito, mas entre mortos e feridos a fatura é autorizada.
O desafio passa ser como tirar do papel os devaneios dos mágicos. Imagine que o plano de ação apresentado para o cliente para recuperar o atraso tem ações semelhantes a colocar seis pedreiros trabalhando conjuntamente para levantar uma parede em quatro horas, o que em condições normais levaria três dias para um único pedreiro fazer. Você pode imaginar os riscos e problemas que podem acontecer?
É claro que esta história não tem um final feliz. O cliente descobre que comprou errado e a empresa que vendeu assume que fez errado.
Caminhos para resolver esta situação são vários, mas nenhum deles terá êxito se o sonho em recuperar o atraso para manter a data de entrega for mantido.

Alberto Marcelo Parada, formado em administração de empresas e análise de sistemas, com especializações em Gestão de Projetos pela FIAP. Já atuou em empresas como IBM, CPM-Braxis, Fidelity, Banespa, entre outras, e atualmente integra o quadro docente nos cursos de MBA da FIAP. Diretor de Projetos Sustentáveis da Sucesu-SP.
 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile