Publicidade
Início Notícias Inteligência Artificial Usina de Avelar aponta em IA para reduzir, no mínimo, 10% dos...

Usina de Avelar aponta em IA para reduzir, no mínimo, 10% dos custos operacionais

0
Publicidade

Como obter uma maior eficiência e ganho operacional de uma usina solar e ainda ter todo o controle da usina sem precisar estar no local, de forma remota? Para a Usina de Avelar 1e2, da empresa Usinas Brasil Solar (BRS), no Rio de Janeiro, a resposta está na adoção da inteligência artificial.

A empresa instalou a “TECSCI”,  uma plataforma de Monitoramento de Gerenciamento de Usinas de Solo, desenvolvida pela recém-criada divisão de IA (Inteligência Artificial) da MTR focada em automação.

A diversidade de equipamentos com diferentes marcas, tipos de sensores e protocolos de comunicação, dentro de uma usina de solo, implica também em diferentes sistemas de monitoramento para controle dos seus principais parâmetros. Isto torna complexo o monitoramento simultâneo de todos os dispositivos da usina de forma efetiva.

A nova plataforma de gerenciamento da MTR-TECSCI reúne todos os equipamentos em um só lugar e com acesso disponível em qualquer hora e lugar do mundo, trazendo uma visão focada nos principais pontos de análise da usina, de forma fácil e intuitiva.

O valor do sistema varia conforme a extensão do contrato e a quantidade de Megas monitorados, quanto maior a usina monitorada, menor o valor, ou seja, a gestão de uma grande usina de 10 a 20 Mega com uma operação enxuta. Outro destaque é que o profissional que estará realizando a gestão e o monitoramento da usina na plataforma de operação não necessariamente precisa estar presente na usina, ele poderá estar em qualquer lugar do país, em um centro de monitoramento que poderá centralizar várias usinas ao mesmo tempo e acionar a manutenção de forma remota.

Desde agosto/2023, os clientes da Usina de Avelar 1e2 já contam com a geração de energia limpa e renovável para ser utilizada nos próximos anos. Com 2.560 módulos, potência de 1382,40 kWp (kWac: 1000 kW), a usina terá uma geração média mensal de 169.760 kWh/mês (2.037,12 kWh/ano). De acordo com o cálculo de compensação ambiental da Ludfor, as usinas evitarão a emissão de cerca de 250 toneladas de CO2 ao ano, equivalente a 25.590 mudas de árvores conservadas por 25 anos.

Foram investidos R$ 12 milhões no projeto para colocá-las em operação. Avelar conta com um grupo bastante diversificado de clientes/investidores e é composto por condomínios, escritórios de advocacia, ramo de alimentação e centros esportivos. A BRS constrói e viabiliza Usinas Fotovoltaicas (UFVs) de Geração Distribuída em diversas regiões do Brasil. A empresa conta com um pipeline de mais de 50 MW de projetos e com novos projetos sendo desenvolvidos. Além de Avelar, a BRS conta com projetos nos estados do Ceará, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

A Plataforma de Gerenciamento de Usinas de Solo é um projeto do grupo MTR Solar, uma das maiores distribuidoras e fabricantes de equipamentos para usinas solares do país e já posicionado como um player estratégico na transição energética no Brasil. No mercado solar, a empresa já conta com mais de 1GWp (Gigawatt-pico) instalados, mais de 450 usinas atendidas com mais de 1,8 milhões de módulos instalados e 100MW gerados mensalmente.

Até novembro/2023, a MTR já ultrapassou a marca de 1,3GW em equipamentos solares comercializados, um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior. A meta da empresa para 2023 é de gerar negócios que cheguem a 1,5GW em equipamentos no Brasil e na América Latina: Módulos, inversores, estrutura fixa, tracker, skid de média tensão e cabos de energia.

O foco principal da Plataforma de Gerenciamento de Usinas da MTR-TECSCI é o aumento de geração de energia, através da aplicação da IA identificando uma falha no menor tempo possível e apontar para a equipe de O&M a ação corretiva necessária, dessa forma aumentando o tempo de disponibilidade da planta.

O diretor da BRS, Rafael D´Angelo, destaca que o principal fator para implantar o projeto na usina de Avelar foi o custo-benefício a curto prazo para nossos clientes: “Dentro do contexto das usinas de GD, Sistemas Inteligentes desempenham um papel significativo no gerenciamento eficiente desses empreendimentos, melhorando o desempenho, a manutenção e a eficiência operacional. Buscamos extrair o máximo do potencial da usina, mas para isso necessitávamos de uma ferramenta para monitorar remotamente todos os componentes de uma planta solar de GD. Com a plataforma de gerenciamento da MTR-TECSCI, miramos em eficiência, rapidez na resolução dos problemas e redução de custo, aliadas a uma ferramenta visual e intuitiva para nossos clientes investidores. Além do nosso site de Operação e Manutenção, os investidores foram os que ficaram mais empolgados com a possibilidade de acompanhar seus investimentos com muita transparência e em tempo real”.

Ele também ressalta que a Plataforma de Gerenciamento e Monitoramento da MTR-TECSCI é capaz de oferecer funcionalidades avançadas, como o monitoramento remoto com alertas por e-mail, SMS e WhatsApp sobre alarmes de equipamentos e de funcionamento da usina em tempo real. “Estamos prevendo uma economia em nossa operação de no mínimo 10% o que alavancaria o resultado mensal da usina”, completa.

A análise de custos operacionais realizada pela IA contribuirá para a identificação de áreas nas quais economias podem ser realizadas, seja na manutenção, no consumo de recursos ou na otimização da produção, promovendo, assim, a otimização de custos e aumento de eficiência operacional.

Assim, a combinação de big data e inteligência artificial nas usinas de solo permite um gerenciamento mais eficiente, seguro e confiável desses empreendimentos, otimizando o uso de recursos e contribuindo para uma produção sustentável de energia solar. Esta aplicação resulta em uma série de benefícios tangíveis: redução de custos, maximização da eficiência energética, aumento da confiabilidade e disponibilidade da usina. O nosso objetivo é, dentro do nosso Sistema de Gerenciamento da TECSCI, concentrar, o máximo possível, todas essas vantagens, garantindo uma solução geral e única.

O prazo para implementação do novo sistema na Usina de Avelar é de estar em operação no inicio de dezembro/2023. A BRS deverá utilizar em outros projetos de UFVs a nova plataforma que já está disponível para implementação em qualquer região do país e da América Latina.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile