Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Kaspersky Lab descobre primeiro Trojan capaz de enganar o CAPTCHA

Kaspersky Lab descobre primeiro Trojan capaz de enganar o CAPTCHA

0
Publicidade

Analistas de segurança da Kaspersky Lab detectaram um malware móvel perigoso que é capaz de burlar com êxito o sistema de reconhecimento de imagem CAPTCHA. Trata-se do Podec, um Trojan SMS que desenvolveu uma técnica para convencer o CAPTCHA de que é uma pessoa de verdade. Tudo isto com o objetivo de inscrever os milhares de usuários de Android infectados em serviços premium de envio de mensagem.

Detectado no final de 2014, a última versão do Podec encaminha automaticamente solicitações CAPTCHA para um serviço de tradução humana online em tempo real, que converte a imagem em texto. Ele também pode pular o sistema que notifica os usuários do preço de um serviço e que requer autorização para o pagamento. O objetivo do trojan é tirar dinheiro das vítimas por meio de serviços de tarifa adicional.

De acordo com dados coletados pela Kaspersky Lab, o Podec é dirigido a usuários de dispositivos Android, principalmente através da rede social russa Vkontakte. Por conta disso, a maioria das vítimas até agora foram localizadas na Rússia e em países vizinhos. No entanto, a infecção ocorre também através de links para versões de jogos populares para PC supostamente “craqueadas”, como Minecraft Pocket Edition, que permitiu ao trojan fazer vítimas na América Latina.

Mobile, SMS

O Podec é um trojan muito sofisticado e há evidências de que muito tempo e dinheiro foram investidos em seu desenvolvimento. Após a infecção, o malware solicita privilégios de administrador que, uma vez concedidos, tornam impossível remover ou interromper a execução do malware.

A forma como o Podec engana com sucesso o CAPTCHA é particularmente inventiva. O reconhecimento de imagem CAPTCHA, adicionado cada vez mais a formulários online, garante que as solicitações tenham partido de pessoas de verdade, e não de um programa automatizado. O Podec engana o CAPTCHA redirecionando o processador para um serviço de reconhecimento de imagem para texto online, o Antigate.com. Em poucos segundos, uma pessoa reconhece o texto da imagem CAPTCHA e os detalhes são transmitidos de volta para o código malicioso, que pode prosseguir com a execução.

O Trojan emprega técnicas altamente sofisticadas para evitar qualquer análise do seu próprio código. Além de introduzir classificações lixo e outras ofuscações ao código, os cibercriminosos usam um legítimo e caro protetor de código, o que torna difícil o acesso ao código-fonte do aplicativo Android.

A Kaspersky Lab acredita que o desenvolvimento do trojan está em andamento, o código está sendo reformulado, novas capacidades estão sendo adicionadas, e arquiteturas modulares estão sendo adaptadas.

“O Podec marca uma nova e perigosa fase na evolução dos malware móveis. As ferramentas de engenharia social utilizadas na sua distribuição, a proteção avançada usada para ocultar códigos maliciosos e o complicado processo de extorsão projetado para passar no teste CAPTCHA, nos levam a crer que este trojan está sendo desenvolvido por uma equipe de programadores de Android especializados em fraudes e monetização ilegal “, afirma Victor Chebyshev, Diretor do Grupo de Pesquisa No-Intel da Kaspersky Lab.

“Claramente, o Podec está se desenvolvendo ainda mais e, possivelmente, tem novos objetivos em mente. Aconselhamos nossos usuários a terem cuidado com links e ofertas que parecem boas demais para ser verdade”, reforça o especialista.

Os usuários da Kaspersky Lab estão protegidos contra todas as versões conhecidas do Trojan-SMS.AndroidOS.Podec. Para evitar o download de aplicativos corrompidos que são anunciados como gratuitos, a Kaspersky Lab recomenda que o usuário faça download somente de aplicativos encontrados nas lojas oficiais, como a Google Play.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile