As microempresas, empresas de pequeno porte, pequenas e médias empresas sediadas no Estado de São Paulo, sobretudo àquelas em fase inicial de atividades (startups), terão até 23 de maio para apresentar projetos que levem a soluções tecnológicas para cidades. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) anunciaram nesta segunda-feira, 25, a prorrogação do prazo da chamada de propostas de pesquisas e desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores voltados ao aprimoramento da vida nas cidades.
A chamada disponibilizará até R$ 10 milhões para os projetos. Os recursos, não reembolsáveis, serão divididos igualmente entre a Finep e a Fapesp. A chamada é indicada para empresas que se enquadram na Fase 3 do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), voltado para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços que possam ser inseridos no mercado. A chamada acontece na esfera do programa PIPE/PAPPE Subvenção, parceria entre as duas agências que oferece financiamento para a execução de pesquisa científica ou tecnológica.
Para orientar e fornecer informações que ajudem na formulação de projetos, que poderão ser desenvolvidos em até 24 meses em qualquer cidade do Estado de São Paulo, a Fapesp e Finep promovem na quinta-feira, 29, em Campinas, no interior de São Paulo, uma reunião de esclarecimento sobre a chamada e os projetos. O resultado dos projetos aprovados será divulgado em 19 de setembro. Mais informações sobre a chamada de propostas: www.fapesp.br/10066