Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Pesquisa indica que profissionais de TI recebem 84% mais convites de outras...

Pesquisa indica que profissionais de TI recebem 84% mais convites de outras empresas

0
Publicidade

O setor de tecnologia vem crescendo exponencialmente por todo o mundo. Com isso, as vagas de trabalho também aumentaram e hoje os profissionais de TI são mais assediados por outras empresas do que pessoas de outros setores. Segundo a Pesquisa FEEx – FIA Employee Experience, os colaboradores do segmento recebem 84% mais convites para participar de processo seletivo em outra organização.

Outro importante dado que o estudo apontou é que os principais motivos de entrada dos profissionais nas empresas são identificação com a proposta de atividades do cargo (+73% acima da média do mercado), oportunidades de aprendizado (+56% acima da média do mercado) e alinhamento com os valores da empresa (+44% acima da média do mercado).

Ainda quando o assunto é motivação, a pesquisa FEEx – FIA Employee Experience aponta que os motivos de permanência na empresa são, principalmente, por três fatores: oportunidades de aprendizado, flexibilidade no trabalho e crescimento profissional. Neste quesito, o que mais chama a atenção é a porcentagem quando se leva em consideração outros segmentos profissionais. São 48%, 33% e 12% acima da média do mercado, respectivamente.

A remuneração do profissional de TI

Durante a pandemia causada, diversas empresas precisaram se reinventar e investir alto no setor. Não é à toa que somente nos seis primeiros meses de 2021 as empresas do ramo movimentaram R$ 221 bilhões em fusões e aquisições. Atualmente, o segmento de tecnologia já representa 4,5% do PIB do Brasil.

Olhando os números de investimentos, a pesquisa ainda concluiu que uma remuneração elevada faz parte da realização profissional dos colaboradores. O quesito está 58% acima da média do mercado. Outros fatores de realização profissional no setor são ser um especialista (+64% acima da média do mercado) e ter autonomia e liberdade para criar e inovar (+25% acima da média do mercado).

Numa propensão muito maior que em outros setores, os profissionais que trabalham na área de tecnologia têm mais confiança nos próprios colegas de trabalho (+7,0% acima da média), sentem que as pessoas estão sempre dispostas a ajudar umas às outras (+5,4%), e entendem que os outros dividem com eles o que sabem (+3,7%).

No entanto, esses mesmos profissionais também avaliam pior a sua remuneração variável e acreditam que os treinamentos oferecidos pela empresa não atendem tão adequadamente às necessidades do trabalho.

A pesquisa ainda levantou as razões do colaborador do setor tecnologia pedir demissão de uma empresa: essencialmente, seria por pouca possibilidade de desenvolvimento e de aprendizados, além da falta de desafios constantes – ambos também numa proporção bem acima dos padrões gerais das pessoas.

Por fim, a intenção do profissional se aposentar na empresa em que trabalha é 56% menor para os do setor de tecnologia comparando-se ao mercado de forma geral.

A edição 2021 da Pesquisa FEEx – FIA Employee Experience, contou com 290 empresas e mais de 180 mil funcionários. Destas, 33 são empresas de tecnologia, sendo 5.577 funcionários que validaram sua participação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile