Publicidade
Início Blogueria ESG no compliance ambiental

ESG no compliance ambiental

1
Publicidade

ESG e Compliance. Aí estão duas palavras bastante usadas de uns anos para cá, mas você sabe exatamente o que significam?

ESG é a sigla de Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em tradução livre), ou seja, significa um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança realizadas por empresas para cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social. Compliance, por sua vez, envolve práticas, controles e soluções que têm como objetivo o cumprimento das leis e normas para o empreendimento em questão. Um dos aspectos mais importantes do compliance é a criação de uma cultura na empresa para que todos os funcionários tenham atitudes éticas e de acordo com os princípios e valores que são fundamentais para a empresa.

O compliance ambiental é completamente focado nos aspectos relacionados à gestão de resíduos, efluentes e na relação com o meio ambiente e as pessoas, ou seja, o compliance ambiental complementa em muitos aspectos o ESG.

A legislação ambiental no Brasil é bastante complexa e abrange todas as atividades de uma empresa: desde a extração da matéria prima até o consumidor final – mas em alguns casos vai além e engloba o papel da logística reversa: do consumidor até a indústria para que o material tenha uma destinação sem impacto ambiental. Do ponto de vista jurídico, isso é gigante e extremamente complexo. O compliance ambiental vem para garantir que todas as normas que envolvem os processos sejam cumpridas com o objetivo maior de evitar problemas futuros.

A preservação do meio ambiente está em alta (talvez nem tanto quanto deveria) tanto na sociedade quanto no meio empresarial e por isso aquelas empresas que não estiverem preocupadas com isso vão ficar para trás. Não se trata apenas de realizar ações específicas, mas sim de uma política contínua.

Compliance ambiental é mais do que apenas ter cestos de lixo reciclável, mas sim ensinar o colaborador que ele deve reciclar o lixo dele, pelo menos durante o expediente. Quando há uma preocupação verdadeira por parte da empresa, esse aspecto estará tão enraizado no colaborador que não ficará apenas durante o expediente. Ele vai levar essa preocupação para casa e influenciar as pessoas a sua volta, realizando uma verdadeira corrente do bem. É mais do que parar com os copos descartáveis, é optar por equipamentos com baixo impacto ambiental, priorizar itens mais duráveis e diminuir a pegada ambiental da cadeia produtiva.

É mais do que compliance, é plantar uma sementinha para uma mudança social. Você e sua empresa estão prontos para isso?

Eduardo Tardelli, CEO da upLexis.

ESG FORUM

A TI INSIDE promove dias 16 e 17 de junho o ESG Forum, evento que vai discutir através de painéis de discussão os desafios para se tornar uma empresa ESG, governança corporativa, mudanças climáticas e capital humano. Mais informações, grade do evento, inscrições no site www.esgforum.com.br ou pelo telefone/WhatsApp 11-3138-4619 info@tiinside.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile