Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Brasil tem mais de 1,5 mil tentativas de infecção de malware por...

Brasil tem mais de 1,5 mil tentativas de infecção de malware por minuto

0
Publicidade

Os dados do Panorama de Ameaças da Kaspersky mostram que o índice de ataques de malware contra computadores na região manteve-se estável (queda de 3%) na comparação de 12 meses (entre junho de 2022 até julho de 2023 e junho de 2021 a julho de 2022).

Ao total, foram registrados 1,19 bilhão de bloqueios, o que representa uma média de 37,9 tentativas de ataques por segundo na América Latina. O Brasil é o principal alvo desses ataques e registrou uma média de 1.515 bloqueios por minuto – o que representa uma queda de 12% frente ao período de 2022/2021.

Entre as principais ameaças detectadas nos computadores, destacam-se novamente a pirataria e o adware, programas maliciosos que mostram publicidade excessiva e não-solicitada à vítima. Em uma menor escala, o estudo ainda mostra scripts maliciosos, endereços falsos, arquivos/PDF maliciosos e trojans. Esses dados destacam que as técnicas usadas pelos cibercriminosos são sempre as mesmas: mensagem fraudulenta para levar as vítimas para um site falso, e-mails com arquivo malicioso anexo para infectar o dispositivo e infecções durante a navegação (no caso do script).

Principais ameaças bloqueadas na América Latina nos últimos 12 meses

Além dos internautas, o cibercrime também visa as organizações. Nesse segmento, o estudo mostra os setores mais visados – sendo as organizações governamentais (15,49% das tentativas de infecção) as que chamam mais atenção dos criminosos. Em seguida aparecem o segmento agro (11,82%), varejo/atacado (11,55%), indústria (8,57%), educação (6,92%), saúde (5,28%), TI/Telecom (4,55%) e o setor financeiro e de seguros (4,55%).

CYBER SECURITY FORUM

No dia 3 de outubro a TI Inside realizará no WTC-SP o Cyber security forum, principal evento de cibersegurança do país. O evento contará com os principais especialistas do setor, e com grandes empresas expondo suas soluções. Saiba mais em: https://cybersecurityforum.com.br/

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile