Publicidade

    Banco Carrefour reduz custos com virtualização de ambiente de TI

    0
    Publicidade

    Há cerca de dois, quando começou a montar sua infraestrutura de TI, o Banco CSF (Carrefour Soluções Financeiras), braço financeiro da rede francesa de supermercados, decidiu pela virtualização de boa parte do ambiente de tecnologia. Para tal, o CSF optou pela contratação de um data center em regime de colocation – aquele no qual a empresa aluga a infraestrutura para fazer a hospedagem física dos equipamentos –, mantendo 50% de servidores físicos e 50% virtualizados.
    A decisão de iniciar o projeto já com grande parte do parque de servidores virtualizados, segundo o gerente de infraestrutura do Banco CSF, Marcelo Prauchner Duarte, visou não só acelerar a implantação do ambiente de TI, mas também reduzir custos. "Com a virtualização, conseguimos realizar o ‘go live’ de toda a operação no prazo recorde de seis meses, e também deixamos de investir em torno de 30% a 40%", diz ele, sem revelar a cifra total aplicada no projeto.
    Ainda conforme o executivo, o CSF também contratou da empresa de data center, cujo nome ele prefere não revelar, todo o sistema de armazenamento na modalidade de "full outsourcing", que inclui desde os sistemas de storage até os robôs de backup e a qual o banco paga por consumo. "Pagamos apenas pelo que utilizamos, com a vantagem de o sistema ser de uso exclusivo do banco", explica Duarte.
    Atualmente, o data center atende as quatro centrais de crédito/saque e atendimento ao cliente do Banco CSF. Ao todo, são 450 posições de atendimento (PAs) que fazem o atendimento ativo e receptivo e todo o processo de operação de crédito.
    Entre os benefícios obtidos com a virtualização, Duarte cita, além da redução de custos devido a eliminação de investimento em infraestrutura, a garantia de maior disponibilidade dos aplicativos, maior eficácia na recuperação de desastres e continuidade dos negócios e melhor gestão e controle de desktops, com a implantação mais rápida e menor intervenção da equipe de suporte. Mas o grande ganho, segundo ele, é que a virtualização permite aproveitar melhor os recursos de TI por meio do compartilhamento. "Ela permite agregar não só desktops e servidores, mas também recursos, por meio de um pool de processadores, memória, disco e rede", finaliza.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile