Publicidade
Início Blogueria Capacity plan: Por que é tão importante na hora de implementar novas...

Capacity plan: Por que é tão importante na hora de implementar novas tecnologias

0
Publicidade

O país inteiro foi às urnas neste último domingo (15 de novembro) e, as notícias que ganharam destaque foram sobre dois dos principais sistemas tiveram suas capacidades comprometidas: Aplicativo para justificativa de votos (e-Título) e o próprio sistema de apuração de votos.

O próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou uma nota em que explica o que ocorreu com o aplicativo: “…Tiramos um servidor da rede e fizemos um backup. Assim, teríamos um servidor fora do sistema. Com esse servidor desligado, o servidor remanescente sofreu uma sobrecarga. E afetou o desempenho ótimo do e-Título. Essa é uma das explicações”

Fora a notória questão técnica ligada a segurança da informação, percebe-se também a falta de planejamento de crise e capacidade. O que se pode entender é que o sistema apenas funcionaria se os dois servidores estivessem totalmente funcionais.

Neste caso era imprescindível um plano de contingência caso problemas acontecessem com algum dos servidores e aumento da redundância para o pico de acessos que aconteceria.

Já sobre a demora em apurar os votos, houve uma mudança no processo, que antes era executado pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de forma independente, passou a ser consolidado integralmente pelo TSE (concentrando os dados dos 5.568 municípios). Ironicamente, o intuído era centralizar os dados e possibilitar o uso de recursos em nuvem para uma melhor elasticidade deles.

Claramente havia elementos para se calcular o consumo esperado (número de votos e municípios), mas os provisionamentos de recursos não ocorreram de forma assertiva, causando atraso na apuração e divulgação.

O que vimos foi um caso em que se investiu em tecnologia, mas esqueceu-se da etapa principal: estudo dos dados e informações de acesso, planejamento da aquisição e implementação

O processo de gerenciamento de capacidade precisa ser implantado e seguido a fim de mapear gargalos e, com o uso de tecnologias preditivas, conseguir equilibrar a balança entre demanda e custos – maior dilema dentro de qualquer organização.

Ninguém quer investir erroneamente em uma infraestrutura muito maior do que a demanda. Por outro lado, perder vendas ou reputação pela indisponibilidade do sistema podem gerar prejuízos ainda piores.

Algoritmos modernos baseados em inteligência artificial e machine learning conseguem desenhar os níveis de utilização previstos. Com essa previsão e um bom processo de gerenciamento de capacidade, é possível criar uma arquitetura que absorva toda a demanda.

Não se pode trabalhar na especificação de ambientes com base em suposições, o famoso “chutômetro”. Existem tecnologias acessíveis para todos os segmentos e portes, que podem realizar uma análise precisa, sem desperdício e com o menor risco possível.

Artur Araújo, diretor e especialista em infraestrutura de TI, redes, telecomunicações e segurança.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile