Publicidade
Início Notícias Comunicações MWC 2024: prioridade da Intel é a inteligência artificial na infraestrutura corporativa

MWC 2024: prioridade da Intel é a inteligência artificial na infraestrutura corporativa

0
Publicidade

Em uma era em que os avanços tecnológicos são essenciais para se manter competitivo, a Intel está fornecendo produtos e soluções para seus clientes, parceiros e ecossistema em expansão poderem capitalizar as oportunidades emergentes de inteligência artificial e automação integrada, melhorar o custo total de propriedade (TCO) e eficiência operacional, além de fornecer inovações e serviços.]

No MWC 2024, nessa segunda-feir, 26, a Intel anunciou novas plataformas, soluções e serviços abrangendo IA da rede e da borda, processadores Intel Core Ultra, AI PC, entre outras. A fabricante se apresenta focada em empoderar a indústria para modernizar e monetizar ainda mais as infraestruturas e investimentos em 5G, na borda e empresariais, e para aproveitar as vantagens de levar a IA para todos os lugares.

“A Intel está oferecendo inovações para nossos parceiros e seus clientes através da rede, da borda e de empresas para modernizar suas redes, monetizar novos serviços da rede e levar IA para todos os lugares”, disse Sachin Katti, Vice-presidente Sênior e Diretor Geral do Grupo de Rede e Borda da Intel. “A estratégia SOC otimizada para rede e borda da Intel integra exclusivamente computação de uso geral e aceleração para redes, cargas de trabalho de IA e vRAN, e estamos anunciando produtos de próxima geração líderes de mercado para núcleo 5G com Sierra Forest e 5G vRAN com Granite Rapids-D.”

Anunciados no ano passado, os processadores Intel Xeon de 4ª geração com Intel vRAN Boost (denominado Sapphire Rapids EE) oferecem até o dobro da capacidade3 para cargas de trabalho de rede de acesso de rádio virtual (vRAN) em comparação com a geração anterior.

O aumento de capacidade permite que as operadoras dupliquem o número de estações de celular ou assinantes, proporcionando ao mesmo tempo uma redução4 adicional de 20% no consumo de energia computacional vRAN, e eliminando ainda a necessidade de aceleração externa para reduzir a complexidade e os custos do sistema.

Ampliando ainda mais sua liderança em vRAN, ao mesmo tempo em que reduz os custos e o consumo de energia do vRAN e a entrega em escala global, a Intel anunciou seu futuro processador Xeon Granite Rapids-D, apresentando a última geração de P-cores (núcleos de performance).

Este futuro processador proporcionará ganhos significativos em desempenho e eficiência de energia, utilizando Intel AVX para vRAN aprimorada e aceleração Intel vRAN Boost integrada, juntamente com outras melhorias arquitetônicas e de recursos. O Silício está atualmente amostrado.

A Samsung demonstrou uma primeira chamada em seu laboratório de pesquisa e desenvolvimento em Suwon, na Coreia do Sul. A Ericsson também apresentou uma validação de primeira chamada no laboratório conjunto Ericsson-Intel em Santa Clara, Califórnia.

Essas conquistas ressaltam a facilidade da portabilidade do software entre gerações e a prontidão do ecossistema quando o produto é lançado. A Intel também está trabalhando com Dell Technologies, Hewlett Packard Enterprise (HPE), Lenovo, Red Hat, Wind River e outros parceiros líderes do ecossistema para garantir a disponibilidade para o mercado. O lançamento do Granite Rapids-D está planejado para 2025, após o lançamento dos CPUs do servidor Granite Rapids em 2024.

A inteligência artificial desempenhará um papel fundamental para ajudar as operadoras a otimizarem o desempenho, a eficiência e o gerenciamento inteligente de recursos no ambiente vRAN em evolução.

Para ajudar operadoras e desenvolvedores a construir, treinar, otimizar e implantar modelos de IA para casos de uso de vRAN em servidores de uso geral em sua área de rede existente, a Intel está introduzindo a disponibilidade antecipada do Kit de Desenvolvimento de IA Intel® vRAN para parceiros selecionados.

Construídos com base em bibliotecas, estruturas e ferramentas otimizadas para IA da Intel, os modelos de IA otimizados no Kit de Desenvolvimento, quando combinados com a aceleração de IA integrada dos processadores Intel Xeon de 4ª geração, gerenciamento de energia e recursos aprimorados de telemetria, oferecem potencial para as operadoras reconfigurarem suas redes de modo dinâmico para possivelmente economizar custos, extrair mais valor da infraestrutura e apoiar novos fluxos de receita. A Intel está trabalhando com AT&T, Deutsche Telekom, SK Telecom e Vodafone para demonstrar os benefícios que a IA pode trazer para a RAN.

A arquitetura Intel é a espinha dorsal das redes centrais definidas por software e nativas da nuvem em todo o mundo, com a maioria dos servidores de rede virtualizados rodando em CPUs Intel. Como principal escolha para operadoras, fabricantes de equipamentos e fornecedores de software, as plataformas Intel Xeon estabeleceram o padrão em implantações comerciais para desempenho central 5G com TCO superior e gerenciamento de energia abrangente – tudo fornecido por meio de um ecossistema de classe mundial.

Para as operadoras, a empresa apresentou o processador Intel Xeon de próxima geração, Sierra Forest, que será lançado ainda este ano para expandir o roteiro do CPU da Intel, oferecendo até 288 núcleos eficientes (núcleos E) em um único chip. É adequado para cargas de trabalho de núcleo 5G para melhorar o desempenho do núcleo da rede e a economia de energia. Ao utilizar a mais recente tecnologia núcleo E da Intel, as operadoras reconhecerão maiores economias de energia e custos, levando a uma melhoria1 de desempenho de 2,7x por rack e desempenho líder do setor por rack para cargas de trabalho5 de núcleo 5G.

Operadoras e parceiros do ecossistema – incluindo BT Group, Dell Technologies, Ericsson, HPE, KDDI, Lenovo e SK Telecom – também estão demonstrando interesse nesta plataforma inovadora de próxima geração, que é otimizada para alto desempenho por watt, densidade de núcleo e taxa de transferência.

Para maior economia de energia e eficiência energética, a Intel anunciou ampla disponibilidade e adoção pela indústria do software Intel® Infrastructure Power Manager para núcleo 5G, com Casa Systems, NEC, Nokia e Samsung planejando entregar em 2024.

O Intel Infrastructure Power Manager permite que as operadoras aproveitem a telemetria integrada dos processadores Intel Xeon para reduzir o consumo do CPU em uma média de 30%, mantendo as principais métricas6 de desempenho das empresas de telecomunicações. Várias operadoras estão explorando testes de laboratório para fornecerem compensação de carbono e economia de TCO.

Na borda, as empresas querem inovar, ser eficientes e melhorar o tempo de colocação no mercado, fornecendo novos serviços inteligentes. Elas estão começando a aproveitar a enorme quantidade de dados que geram na borda para alcançar uma experiência aprimorada do cliente, dimensionar as operações por meio da automação e, ao mesmo tempo, serem competitivas em termos de preços e lidar com os impactos da escassez de mão de obra. Isso está gerando uma nova e tremenda oportunidade para a IA da borda.

A Intel está aproveitando sua ampla base instalada e o profundo conhecimento de mais de 90.000 implantações da borda atualmente, com uma área ocupada que abrange mais de 200 milhões de processadores vendidos nos últimos 10 anos2 para ajudar os clientes a aproveitarem de forma rápida e eficiente a oportunidade de IA da borda.

Anunciada hoje, a Edge Platform da Intel tem recursos exclusivos, incluindo apoio para componentes heterogêneos para menor TCO, gerenciamento de infraestrutura e aplicativos baseado em políticas e sem intervenção e IA em uma frota da edge nodes (também conhecidos como nós de comunicação de borda ou nós de gateway) com um único painel de vidro. Além disso, o tempo de execução de IA com inferência OpenVINO™ é integrado para permitir a otimização de inferência de IA em tempo real e o posicionamento dinâmico da carga de trabalho no software de infraestrutura para implantação de aplicativos.

Como uma evolução da solução apresentada pela primeira vez no Intel Innovation 2023 sob a denominação Project Strata, a Edge Platform da Intel estará disponível no final deste trimestre, com alguns parceiros e usuários finais já aproveitando suas ofertas. Para apoiar a Edge Platform da Intel, a empresa está trabalhando em todo o ecossistema e com líderes do setor como Accenture, Amazon Web Services, Capgemini, Lenovo, L&T Technology Services, Microsoft Azure, SAP, Red Hat, Vericast, Verizon Business e Wipro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile