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CSU CardSystem registra prejuízo de R$ 11,8 milhões em 2006

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A base de cartões da unidade de negócios da CSU CardSystem, especializada em meios eletrônicos de pagamento, teve aumento de 23,1% no ano passado. O número, que a empresa não divulga, foi quase 10 pontos percentuais superior ao verificado no mercado de cartões de crédito e private label, que ficou em 13,7%.

A CSU atribuiu esse aumento principalmente ao crescimento orgânico obtido por clientes como a Nossa Caixa, HSBC e Losango. Segundo a empresa, o número de transações da base de clientes foi de 48,9 milhões no quarto trimestre do ano passado, um crescimento de 33% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

De acordo com o relatório de balanço da companhia, as unidades de negócios CSU TeleSystem e CSU Credit & Risk, especializadas, respectivamente em contact center e no ciclo de crédito e cobrança, avançaram no processo de reorganização durante o quarto trimestre de 2006. Alguns resultados, segundo a empresa, deverão, inclusive, contribuir para a recuperação dos volumes de negócios das unidades ao longo deste ano.

Entre os avanços, a CSU destaca os novos negócios fechados neste primeiro trimestre do ano, como a operação de cobrança de crédito consignado para o BNG, do grupo Queiroz Galvão, a operação de cobrança dos cartões pertencentes ao portfólio da Cetelem, a inauguração de um site operacional no centro de Porto Alegre para serviços de cobrança para o Portal Terra, além do aumento de posições de atendimento para a operadora de TV por assinatura Net, devido aos serviços contratados de vendas receptivas em todo o Estado de São Paulo, e a renovação do contrato com TVA para prestação de serviços de contact center, retenção e vendas.

A companhia ressalta, também, que a unidade MarketSystem, especializada em marketing de relacionamento e programas de fidelização de clientes, totalizou uma média de 3,1 milhões de contas geridas em programas de relacionamento em 2006, contra 2,4 milhões de média no ano anterior. A unidade de negócios lançou novos produtos e ampliou os programas dos atuais clientes, o que deve contribuir para o desempenho ao longo de 2007.

Os resultados financeiros de 2006 da CSU, contudo, foram impactados pelo encerramento de alguns contratos durante o ano, os quais contribuíram para um desempenho abaixo do esperado no volume de negócios nas unidades TeleSystem e Credit&Risk. Além disso, houve também a postergação da implementação do projeto da Caixa Econômica Federal, que envolve a migração de mais de 4,1 milhões de cartões do banco para a companhia, e que já está em sua fase final de desenvolvimento.

Apesar desses fatores, a receita bruta da CSU alcançou no ano R$ 354,4 milhões, crescimento de 5,6% comparado a 2005. O Ebitda ajustado (ganhos apurados antes do pagamento de impostos, taxas, depreciação e amortização) atingiu R$ 50,2 milhões no ano, margem de 15,3%, e o resultado líquido também ajustado pelas despesas da oferta inicial de ações (IPO) da CSU registrou prejuízo de R$ 11,8 milhões em 2006.

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