Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Janeiro registra queda de 11,3% nas tentativas de fraude, revela Serasa Experian

Janeiro registra queda de 11,3% nas tentativas de fraude, revela Serasa Experian

0
Publicidade

Dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian revelaram que janeiro registrou uma investida golpista a cada 3,3 segundos no país, totalizando 811.723 ocorrências no mês. Em comparação ao mesmo período de 2023, a queda foi de 11,3%. Veja no gráfico abaixo as quantidades de diligências registradas nos últimos 12 meses pela Datatech:

“Embora o índice tenha baixado no mês em questão, é crucial que as empresas mantenham a vigilância contra possíveis golpes. Nesse sentido, a proteção em camadas é a mais recomendada, pois não há uma bala de prata única e infalível contra todos os tipos de fraudes. O essencial é autenticar o usuário com soluções pertinentes ao longo de toda a jornada, seja na abertura de conta, login ou transação. ”, analisa o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
No destaque por setores, “Bancos e Cartões” seguiu como alvo favorito dos criminosos para tentativas fraudulentas (50,8%), seguido por “Serviços” (35,1%), “Financeiras” (9,6%), “Varejo” (3,3%) e “Telefonia” (1,3%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que mais tiveram incidência das ocorrências (35,9%). Confira o detalhamento por faixa etária na tabela abaixo:

Visão por Unidades Federativas (UFs)

Estados do Sudeste e do Sul lideraram as seis primeiras posições do ranking de regiões com maior incidência das tentativas de fraude em janeiro de 2024. A variação anual revelou queda no número de ocorrências golpistas em todos os estados, com destaque para Rio Grande do Norte, Bahia e Espirito Santo. Veja os dados detalhados no gráfico e na tabela a seguir


Tentativas a cada milhão de habitantes

A média de janeiro foi de 3.741 tentativas de fraude a cada um milhão de habitante em 2023, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, sendo o Distrito Federal a Unidade Federativa com a maior incidência (6.211). Confira a lista completa no gráfico a seguir:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile