Publicidade
Início Notícias E-Commerce E-commerce: E-mail marketing está entre as princiapis tendências em 2023

E-commerce: E-mail marketing está entre as princiapis tendências em 2023

0
Publicidade

Após o crescimento exponencial do e-commerce nos últimos anos, 2023 apresentou uma queda nas vendas on-line. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), houve uma redução de 4,3% no primeiro trimestre em comparação com o período anterior. “É preciso entender que esse resultado já era esperado. Não indica, de forma alguma, uma desvalorização do comércio eletrônico pelos consumidores. É uma consequência natural do retorno gradual à normalidade à medida que a pandemia diminui seu impacto”, explica Ricardo Heidorn, CRO  da Hi Platform.

Nesse cenário, uma estratégia que se destaca como eficaz para impulsionar as conversões é o e-mail marketing. De acordo com uma pesquisa realizada em 2022 pela Digital Commerce 360, em parceria com a Bizrate Insights, o e-mail marketing é a tática que mais influencia os usuários a realizarem compras. Os resultados mostraram que 43% dos entrevistados afirmaram abrir e-mails com anúncios de varejistas pelo menos uma vez ao dia. Surpreendentemente, 60% dessas pessoas realizam compras mensais motivadas pelas mensagens recebidas.

No entanto, para obter bons resultados, o disparo massivo não é a melhor estratégia. Segundo Heidorn, é importante acompanhar e entender as melhores práticas do mercado. Confira cinco dicas do especialista que podem ajudar a aproveitar ao máximo essa ferramenta:

Humanize seu atendimento: este passo torna o e-mail mais impactante e memorável, além de estabelecer um relacionamento duradouro e significativo com os destinatários. Para isso, personalize suas mensagens, quebre o gelo com uma linguagem próxima e amigável, estabeleça conexões emocionais e valorize a individualidade de quem recebe seus e-mails. Ao adotar essa estratégia, sua marca se destaca em meio à concorrência, transmitindo autenticidade e preocupação genuína com as necessidades de cada cliente. Isso faz com que eles se sintam valorizados e compreendidos, o que, por sua vez, aumenta a probabilidade de engajamento, interação e conversão. “A proximidade com o consumidor é um passo importante para fomentar o relacionamento e tornar o cliente mais propenso para a compra. O que torna a personalização ainda mais importante. Nesta etapa é necessário que as marcas conheçam a fundo seu consumidor, suas dores e necessidades. Assim a comunicação se torna mais assertiva, ofertando o que ele realmente quer ou necessita”, afirma. 

Personalize suas mensagens: na dica anterior, você viu sobre a importância de personalizar suas mensagens. Mas como fazer isso? Pequenos gestos fazem toda a diferença: inclua o nome do destinatário no assunto do e-mail e/ou no início da mensagem, adapte cada envio de acordo com a ocasião e use emojis (com moderação). Por exemplo, se for o começo da semana, você pode desejar uma ótima semana e, em época de Natal, que tal colocar emojis natalinos no assunto? Essas ações têm o poder de mudar o tom da comunicação e podem arrancar um sorriso do rosto dos seus clientes. Dessa forma, você demonstra que valoriza cada um, criando um vínculo mais forte e aumentando a satisfação e fidelidade, revelando a experiência e fortalecendo o relacionamento com a marca. Vale lembrar que essa estratégia também pode ser aplicada ao atendimento via chat ou qualquer outro canal de comunicação.

A primeira impressão é a que fica: a linha de assunto do e-mail é a primeira impressão que o destinatário terá da sua mensagem. Logo, deve ser desenvolvida de forma atraente e cativante. Para isso, seja claro e conciso. Evite linhas de assunto genéricas e vagas, pois elas podem passar despercebidas ou serem consideradas spam. Quando estiver em dúvida, algumas abordagens que costumam funcionar é despertar a curiosidade ou oferecer um benefício. Utilize palavras-chave que capturem a atenção, como “oferta exclusiva”, “novidades incríveis” ou “convite especial”. Além disso, não se esqueça da personalização. Coloque o nome ou segmente de acordo com seu perfil e interesses. Por exemplo, “Fulano, confira essa oferta exclusiva para você” ou “Últimas tendências em moda para você, Sicrano”. 

Saiba os seus resultados: de nada adianta planejar, nutrir e não conseguir visualizar os resultados, não é mesmo? É através deles que você vai conseguir analisar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Por isso, conte com sistemas que facilitem a comunicação com sua base de contatos e extraiam o máximo de resultados possíveis para garantir o sucesso das campanhas de nutrição. Nesse sentido, o Hi Flow é uma ferramenta de automação de marketing multicanal que oferece inúmeros recursos para o gerenciamento desses momentos. Com ele, você pode criar, enviar e analisar campanhas em poucos minutos, enquanto visualiza o layout do e-mail de forma simples e personalizada. Além disso, é possível programar o envio automático de relatórios de acompanhamento em tempo real para o gestor da campanha. Dessa forma, a análise constante dos resultados serve para acompanhar a tendência de crescimento da sua base e verificar se as conversões previstas estão ocorrendo. 

Explore canais diversos: para impulsionar ainda mais as suas vendas, não esqueça da importância de investir em outros canais de comunicação. Embora o e-mail seja relevante, diversificar suas formas de contato alcança um número maior de pessoas simultaneamente. O uso de WhatsApp, SMS e chatbot faz parte de uma estratégia que amplia suas opções de comunicação e, consequentemente, melhora seus resultados. Essas ferramentas proporcionam interações ágeis, eficientes e personalizadas, resultando em uma experiência ainda mais completa e fortalecendo o relacionamento com sua marca. Além disso, a automação desses canais é fundamental para gerenciar efetivamente todas as interações, aproveitando os benefícios significativos, como redução de custos e otimização do tempo. Com a possibilidade de comunicação direta, entrega garantida e personalização das mensagens, você pode oferecer uma experiência única para cada destinatário.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile