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Maioria dos brasileiros permite coleta de informações pessoais em compras online

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Apesar dos intensos debates travados em torno da privacidade de dados, os consumidores brasileiros não têm muito receio de compartilhar suas informações quando se trata de compras via internet. Mundialmente, quase metade (49%) dos consumidores se sente à vontade com o fato de varejistas online coletarem informações pessoais quando fazem compras online, em troca de recomendações e serviços mais personalizados. O percentual no Brasil chega a 60%. Além disso, 55% dos consumidores brasileiros e 35% no mundo aceitam ou não se importam com o compartilhamento de informações pessoais em troca de serviços mais personalizados. Outro dado é que somente 17% dos brasileiros e 46% dos consumidores no mundo se consideram seletivos em relação aos sites de varejo para os quais fornecem informações pessoais.

As informações são de uma pesquisa feita pela Cisco Systems sobre comportamento dos consumidores nas compras online, para o qual entrevistou 1.511 consumidores de dez países — Alemanha, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Japão, Reino Unido e Rússia.

O relatório revela, ainda, que quando se trata de armazenamento de histórico de compras, o número de consumidores que permitem a coleta é de 54% no mundo e de 59% entre os brasileiros. Outro dado interessante é que 39% dos consumidores do mundo todo e 54% do Brasil revelariam sua renda pessoal em troca de um serviço mais personalizado, ofertas e promoções de vendas. Apesar disso, apenas 32% dos consumidores confiam em varejistas para armazenar suas informações de cartão de crédito em troca de rapidez na conclusão da compra, percentual que chega a 53% no Brasil. Entretanto, 60% dos consumidores globais e 65% no Brasil confiam em certos sites de varejo para manter suas informações seguras.

Dispositivos móveis

O estudo constatou também que metade dos consumidores usa o celular para fazer compras, sendo 70% no Brasil e 27% no mundo. Além disso, 21% dos brasileiros disseram utilizar aplicativos de varejo. Dentre os clientes que usam apps, 56% dizem que os utilizam para verificar preços, 53% para encontrar liquidações, ofertas e cupons, 48% para ler códigos de barras e 45% para ler resenhas sobre produtos.

No Brasil, o uso de dispositivos móveis para consulta de preços é ainda maior que no restante do mundo, já que 62% dos brasileiros preferem usar seus próprios telefones celulares e 38% preferem o painel de toque da loja para realizar a consulta. Em outros países a proporção é inversa — 43% e 57%, respectivamente. Dois terços (65%) dos consumidores globais e 72% dos brasileiros se sentem à vontade em receber dicas de varejistas baseadas na localização de seus dispositivos móveis.

Canais de compra e autoatendimento

Um terço dos consumidores no mundo usa canais múltiplos para compras. A pesquisa mostra que 23% dos consumidores no mundo e 34% no Brasil fizeram compras em lojas tendo como base pesquisas online, enquanto 11% dos compradores no mundo e 25% no Brasil fizeram compras via web depois de verem o item em uma loja. Os clientes se sentem confortáveis, também, em fazer compras no autoatendimento, sem precisar pegar filas em caixas. A maioria dos consumidores (52% no mundo e 65% no Brasil) prefere caixas de autoatendimento.

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