Publicidade
Início Notícias Negócios Startup usa soluções da Indústria 4.0 para otimizar a logística do setor...

Startup usa soluções da Indústria 4.0 para otimizar a logística do setor automotivo

0
Publicidade

A Reciclapac, empresa da Incubadora USP/IPEN-Cietec, criou uma solução de embalagens e de logísticas inteligentes para gestão de ativos industriais. Trata-se de uma plataforma de Internet das Coisas (IoT), em nuvem, que, a partir de um dispositivo eletrônico instalado nas embalagens, emite um sinal de longa distância.

Captado por uma rede de antenas de conectividade das coisas, para o sistema da Reciclapac que conecta as embalagens à toda cadeia logística, entre montadoras, fornecedores e operadores logísticos, a solução permite aos usuários obter informações de localização, temperatura, umidade, se o rack se moveu ou não, se a linha de produção pode ter impactos, entre outros.

Com a solução, as embalagens deixam de ser um simples elemento de produção físico, tornando-se um meio de informação que acompanha o processo total da logística das embalagens, recebendo alertas de possíveis problemas.

Segundo a Reciclapac, o objetivo da plataforma é otimizar o processo logístico, reduzir investimentos em ativos e custos operacionais.  A solução agrega décadas de experiência da equipe, que trabalhou na indústria automotiva, com o uso das tecnologias mais avançadas da indústria 4.0, para fazer com que os racks se comuniquem com os integrantes da cadeia produtiva.

Com a adoção da plataforma, as empresas automobilísticas economizam até 30% na compra de racks de transporte industrial, que custam, em média, R$ 3 mil reais. Outros benefícios que essa solução traz são: redução de fretes aéreos e de embalagens descartáveis, caso seja necessário o envio da peça por transporte aéreo, e para casos em que as embalagens retornáveis não cheguem, respectivamente, além de diminuir o tempo de operação das equipes de logística e da fábrica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile