Publicidade
Início Notícias Comunicações Aeroporto do Galeão economiza 50% no espaço de armazenamento de imagens de...

Aeroporto do Galeão economiza 50% no espaço de armazenamento de imagens de monitoramento

0
Publicidade

Tudo no Aeroporto Tom Jobim é superlativo – inclusive em volume de dados trafegados na rede. Entre os mais movimentados do País, o aeroporto passou a contar com mais de 820 câmeras Axis Communications com resolução HD, Full HD e algumas 4K, para monitorar passageiros, cargas e aeronaves.

Como o volume de imagens é muito alto, a alternativa foi adotar o recurso Zipstream, desenvolvida pela Axis. O recurso faz com que as cenas com detalhes interessantes sejam registradas com total qualidade de imagem e resolução, enquanto outras áreas são filtradas para reduzir o uso da largura de banda e armazenamento em, no mínimo, 50%. Tudo isso é feito dentro do padrão H.264, amplamente utilizado pela indústria.

Por isso, segundo o Coordenador de Datacenter, Bernardo Hoelz, o Zipstream foi um dos diferenciais do projeto – sendo, inclusive, listado no TCO.

Detalhes forenses importantes, como rostos, tatuagens ou placas de veículos, são isolados e preservados, enquanto áreas irrelevantes como paredes brancas, gramados e vegetações são anulados para obter mais espaço de storage, o que reflete em ganhos efetivos ao cliente.

Vale ressaltar que, atualmente, o RIOgaleão opera com um ambiente completamente virtualizado, devido à agilidade de operação, e com arquitetura virtual que replica todo o storage, inclusive o de imagens.

O projeto de videomonitoramento foi implementado pela Ziva Tecnologia e Soluções, e conta com software da ISS, parceira da Axis. “O Galeão possui hoje 100% de cobertura por imagens das áreas sensíveis e agora estamos trabalhando para transformar estas imagens em informação para tomada de decisões e melhoria na prestação dos serviços”, afirma Alexandre Nastro, country manager da ISS para o Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile