Publicidade
Início Gestão Cloud Brasil lidera ranking de expectativas quanto aos benefícios de migração para nuvem

Brasil lidera ranking de expectativas quanto aos benefícios de migração para nuvem

0
Publicidade

Mais de nove em 10 (92%) executivos brasileiros já perceberam os benefícios da computação em nuvem – em comparação com apenas 66% dos líderes mundialmente – em grande parte, porque integraram o plano de adoção como elemento essencial de uma estratégia mais ampla de transformação dos negócios, de acordo com um novo estudo da Unisys Corporation.

A primeira edição do Barômetro de Sucesso na Nuvem da Unisys, que explora o impacto e a importância das estratégias de cloud computing, entrevistou 1.000 líderes seniores de TI e de negócios em 13 países, incluindo o Brasil. Entre as conclusões do estudo estão:

• Quase a totalidade (95%) das empresas brasileiras que adotaram a nuvem como parte central da estratégia de negócios viu grandes ou moderados avanços trazidos pela migração;

• Apenas um terço (33%) dos líderes que adotaram a nuvem como parte menor da estratégia de transformação dos negócios teve expectativas excedidas ou atingidas em grande parte com o processo de transformação digital em cloud;

• Entre todos os entrevistados, 56% dos líderes de negócio da América Latina relataram estar extremamente ou muito preocupados em serem superados pelos concorrentes.

• No ranking global, que avalia a evolução das organizações na jornada para a nuvem em uma escala de 0 a 100, o Brasil atingiu 66 pontos – a pontuação mais alta ente todos os países avaliados – 17 acima da média mundial (49 pontos) e 10 a mais em relação à média da América Latina (56 pontos).

“A jornada para a nuvem se mostra bastante evoluída em toda a América Latina – é a região com a posição mais avançada (56 pontos) em nosso primeiro Barômetro de Sucesso na Nuvem.

O Brasil se destaca como pioneiro entre os países, o que mostra que as companhias já compreendem a importância de ter uma estratégia de negócio para gerenciar as principais aplicações em ambientes na nuvem, não apenas para conquistar ganhos financeiros, mas também para assegurar eficiência, disponibilidade e flexibilidade.

Além disso, o aspecto de segurança deixou de ser uma barreira e se apresenta como mais uma vantagem competitiva para acelerar a jornada de transformação digital, tendo a computação em nuvem como eixo fundamental”, explica Eduardo Almeida, presidente da Unisys para América Latina.

O futuro é multicloud

Apesar de quase todos os entrevistados (95%) afirmarem ter migrado para a nuvem em algum nível, o uso da multicloud ainda é baixo (24%) – valor alinhado com os resultados mundiais. No entanto, os usuários de multicloud disseram que veem a nuvem como elemento essencial para manter a competitividade:

• Três em cada quatro (76%) afirmaram que, se não migrassem para a nuvem, estariam um pouco ou extremamente preocupados com o fato de um concorrente sair na frente em inovação;

• 48% estariam preocupados em ser superados por um concorrente;

• Um terço (33%) estaria preocupado em se ver até forçado a abandonar os negócios por não inovar.

“Uma estratégia multicloud oferece flexibilidade e escolha, além de reconhecer que nem todos os dados e aplicações precisam ser tratados da mesma forma”, comenta Almeida. “Essa abordagem ajuda as organizações a se manterem soberanas em relação aos seus dados, distribuindo os riscos em caso de inatividade e aumentando as opções de negociação de taxas dos provedores para diferentes demandas de serviço”, completa.
Barômetro de Sucesso na Nuvem™ da Unisys 2019: nuvem atende às expectativas na América Latina.

O primeiro Barômetro de Sucesso na Nuvem da Unisys entrevistou mais de 1.000 líderes seniores de TI e de negócios em 13 países entre agosto e setembro de 2019. A Unisys avaliou atitudes em uma ampla gama de questões de desempenho da nuvem e criou um barômetro com base no feedback da pesquisa. A pontuação do barômetro é calculada em uma escala de 0 a 100, com base nas expectativas atendidas pela nuvem em seis áreas de benefícios de negócio, competitividade e TI.

O Brasil está no topo da escala quando se trata de expectativas atendidas pela nuvem, seguido pelo México, Colômbia e Estados Unidos. A pontuação da América Latina (56 pontos) foi a maior das quatro regiões pesquisadas.

A pesquisa também revelou que 84% das empresas consideram avanços da segurança de dados e da TI um benefício da adoção da nuvem, enquanto 91% tiveram as expectativas atendidas nesses aspectos após a migração. Além disso, 83% dos executivos acreditam que a nuvem seja um ambiente mais seguro.

“A segurança dos dados é um dos fatores mais críticos para toda a organização, pois além de perdas financeiras, o vazamento de informações pode comprometer a reputação da marca por muitos anos. Hoje, podemos afirmar que a nuvem é o ambiente mais seguro e estratégico para armazenamento de dados. A gestão eficiente da jornada de transformação digital é fundamental para uma estratégia de negócios assertiva”, completa Guilherme Artuso, diretor responsável pelas ofertas de Cloud da Unisys na América Latina.

Percorrendo o caminho para o sucesso

“Embora nenhum processo de migração para a nuvem seja igual ao outro, existem vários elementos essenciais que muitos deles compartilham para o sucesso. Em primeiro lugar, as organizações devem fazer uma avaliação completa do planejamento, que antecipe análise ROI, demandas de treinamento da equipe e riscos de segurança, e identifique casos em que a experiência externa é necessária. Em seguida, é preciso estabelecer uma estrutura de integração/entrega contínua usando microsserviços, contêineres e DevOps. Por fim, ter um portal de gestão de nuvem é fundamental para garantir visibilidade de ponta-a-ponta e assim assegurar um bom monitoramento e desempenho elevado”, completa Artuso.

Para conhecer outros resultados, ter mais informações sobre o Barômetro de Sucesso na Nuvem da Unisys 2019 e fazer o download do relatório, clique aqui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile