Publicidade

    Pesquisadores suíços criam vacina contra bugs

    0
    Publicidade

    Um grupo de pesquisadores suíços desenvolveu uma nova ferramenta que faz com que redes de computadores atuem em conjunto de modo a evitar bugs em programas. Denominada Dimmunix, a ferramenta atua como se fosse uma vacina, aumentando a imunidade dos computadores e evitando futuras falhas.
    Criado por pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, o sistema atua automaticamente, dispensando o monitoramento por parte de operadores de redes.
    A abordagem se baseia no conceito de falha de imunidade. Na primeira vez que um bug ocorre em um software ou sistema operacional, o Dimmunix salva uma assinatura digital da falha e, em seguida, observa como o computador reage ao problema. Quando o bug está para ocorrer novamente, a ferramenta o identifica em seus registros e automaticamente altera sua execução, de modo que o programa continue a funcionar normalmente.
    De acordo com seus criadores, com o sistema o programa de navegação na internet (browser), por exemplo, “aprende” a evitar o congelamento verificado na primeira vez que ocorreu um bug associado a um plug-in (programa associado e que aumenta as capacidades do browser).
    A nova ferramenta também emprega tecnologia de computação em nuvem (cloud computing) para imunizar redes inteiras. Quando uma falha ocorre em uma determinada estação de trabalho, o Dimmunix produz “vacinas” que se espalham por toda uma rede, protegendo suas estações de futuros problemas semelhantes.
    O Dimmunix está disponível para download gratuito para programadores e interessados. Sua eficácia, segundo seus autores, foi demonstrada em programas escritos em linguagens Java e C/C++ e em sistemas em JBoss, MySQL, ActiveMQ, Apache, HTTPd, JDBC, Java JDK e Limewire. Para saber mais, acesse: http://dimmunix.epfl.ch

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile