Segundo uma enquete realizada em conjunto entre a B2B International e a Kaspersky Lab, a grande maioria dos entrevistados afirmou que a reputação do banco a respeito de proteção contra ameaças cibernéticas foi um fator importante no momento de escolher uma instituição financeira. Contudo, menos de 50% delas consideram a perda de confiança e reputação como uma consequência grave de um incidente informático.
Os resultados da pesquisa mostram que vários clientes não estão satisfeitos com a qualidade de segurança oferecida por seus bancos. Só 53% dos entrevistados acreditam que seus bancos estão fazendo todo o possível para proteger as informações financeiras dos clientes. Ao mesmo tempo, no último ano, 41% das companhias financeiras e 48% das operações de comércio eletrônico perderam informações financeiras devido a crimes de informática.
Estes casos podem prejudicar a relação das entidades financeiras com seus principais clientes, muitos dos quais consideram a segurança da informação como um fator crítico. A enquete mostra que 74% das empresas elegem um banco com base em sua reputação em temas de segurança cibernética; inclusive, essas companhias (82%) estão dispostas a considerar a possibilidade de deixar um banco que sofra perda de dados.
Em contrapartida, só 47% das empresas financeiras e 40% das companhias que trabalham no setor de comercio eletrônico mencionaram a perda de reputação e confiança entre as três consequências mais prejudiciais provocadas por incidentes de informática. A pesquisa também mostra que as instituições financeiras que protegem os dados de forma confiável, conservam a lealdade de seus clientes e aumentam as adesões. 53% das empresas entrevistadas na pesquisa disseram que estavam dispostas a pagar mais por uma proteção confiável que respalde suas transações financeiras. Notavelmente, entre as pequenas empresas esse valor representa 43%, enquanto entre as grandes empresas, 64% estão dispostas a pagar mais por sua segurança financeira.
“Em um mercado altamente competitivo, as empresas financeiras devem valorizar cada um de seus clientes. As noticias de uma perda de dados ou a incerteza dos clientes em respeito a segurança de informações em um banco podem alterar a relação profissional. Nós asseguramos as instituições financeiras a terem uma relação personalizada com seus clientes, como instalar soluções de segurança especializadas em computadores e dispositivos móveis”, disse Ross Hogan, diretor Global da Divisão de Prevenção de Fraudes pela Kaspersky Lab.