Publicidade
Início ESG Vega Monitoramento impulsiona empresas do agronegócio rumo ao crescimento sustentável

Vega Monitoramento impulsiona empresas do agronegócio rumo ao crescimento sustentável

0
One small green sprout with soil in female hands
Publicidade

Sendo responsável por 25% do PIB brasileiro, não é novidade que o agronegócio é um dos grandes motores da economia do país. Ao mesmo tempo que a potência econômica representada pelo setor posiciona o Brasil como uma referência mundial, a busca constante pelo aumento da produtividade também cresce em meio a um cenário de exigências do mercado que têm ganhado cada vez mais forma na última década, e que dizem respeito à concordância das práticas produtivas com a sociedade e o meio ambiente.

Neste contexto, atestar a sustentabilidade das produções agrícolas deixou de ser algo opcional, e a busca pelo ESG tornou-se uma estratégia e uma necessidade para os negócios frente às demandas cada vez mais incisivas de compradores, investidores, governos, protocolos internacionais e, claro, dos consumidores finais – estes mais conscientes e preocupados com a procedência dos produtos que consomem.

“Quem não acompanhar esse movimento, não vai conseguir escoar o seu produto e não vai conseguir ter acesso a prêmios, investimentos ou financiamentos de bancos que têm linha de crédito verde com juros diferenciados no mercado; e para ter acesso a isso você tem que mudar o seu modelo”, explica Samuel Campos, Co-Diretor Executivo da Vega Monitoramento.

Mas, por onde começar? Se o objetivo é gerar confiança perante os públicos estratégicos e contribuir para uma agenda sustentável global, antes de agir, primeiramente, é essencial que as empresas tenham em mãos as informações necessárias sobre os impactos por elas gerados. Neste sentido, a tecnologia de dados torna-se a grande aliada para que as empresas tenham visibilidade e previsibilidade de suas atividades.

O elo entre o agro e a sustentabilidade é tecnológico

Na corrida pelo ESG, a Vega Monitoramento encontrou um terreno fértil para o crescimento de sua solução voltada para as empresas do agronegócio que ainda possuem dificuldades em se adequarem ao novo momento do mercado. Fundada em 2018, a agtech pertencente ao Grupo Imagem, que possui mais de 35 anos no segmento de TI e Geotecnologia, desenvolveu a plataforma Lyra, que tem como objetivo fornecer o direcionamento necessário às empresas que desejam solucionar as questões socioambientais.

Para tanto, a solução atua no monitoramento das produções agrícolas, permitindo um diagnóstico das práticas produtivas e uma análise socioambiental e agrícola integradas, ao aliar dados públicos e/ou pré-existentes sobre as propriedades a dados climáticos, imagens de satélites e sensoriamento remoto.

“Conectamos inteligência analítica e dados aos principais processos de produção agrícola para que nossos clientes tomem decisões que promovam o desenvolvimento sustentável de seus negócios”, resume Campos. Com imensa capacidade de processamento de dados, a Lyra já é responsável por monitorar 48 milhões de hectares de áreas produtivas no Brasil.

Ao permitir, de maneira totalmente automatizada, o cruzamento das características do imóvel rural com aspectos ambientais relevantes, como o combate ao desmatamento, sobreposição com terras indígenas e unidades de conservação, a Vega proporciona aos seus clientes a gestão de riscos de suas operações, evitando danos reputacionais aos negócios e trazendo luz ao processo de originação dos grãos, o que garante a sustentabilidade das cadeias de fornecimento.

Além disso, com a visão holística proporcionada pela tecnologia, os ganhos financeiros também tornam-se evidentes, à medida em que a produtividade também é afetada positivamente. Com a análise agrícola, a plataforma torna possível realizar um histórico de produção, com a projeção de safras futuras, bem como trazer maior visibilidade sobre as mudanças climáticas que podem afetar os ganhos produtivos.

“Nosso principal objetivo é transformar dados em inteligência estratégica para nossos clientes, de modo a agregar valor para toda a cadeia de agentes do agronegócio”, ressalta Campos. “O futuro do agronegócio está na transparência da cadeia produtiva e é a tecnologia que ocupa um papel central para o alinhamento às novas diretrizes do mercado, uma produção mais eficiente e o desenvolvimento sustentável dos negócios”, completa.

Novas funcionalidades e internacionalização: os planos da Vega para 2024

A Vega encerrou o último ano com um faturamento de R$ 25 milhões e com mais de 40 clientes em sua carteira, que inclui grandes multinacionais de agroquímicos, tradings e bancos como cases de sucesso de uso de sua plataforma. Para 2024, a meta é dobrar o faturamento, a partir de um plano de crescimento que inclui o lançamento de novas funcionalidades e a internacionalização como próximo grande passo em uma perspectiva de curto prazo.

Em 2023, a plataforma Lyra recebeu um novo módulo destinado a mitigar os riscos no fornecimento de crédito e nas operações comerciais. Com o novo “Módulo de Pré-Análise de Crédito”, o objetivo da empresa é simplificar o processo para que produtores tenham acesso ao crédito rural, por meio da consulta unificada de dados e informações relevantes, como sanções, restrições, processos judiciais, patrimônio e relacionamentos.

Em janeiro deste ano, visando o crescimento da empresa, a Vega anunciou a contratação de Julia Moretti como sua nova Head ESG. A profissional, que acumula vasta experiência e expertise na área, e passagem por companhias globais como COFCO e Deloitte, chega ao time da Vega a fim de desenvolver novas oportunidades para os produtos e mercado, buscando investimentos aplicáveis à área, bem como parcerias estratégicas para melhor atender os clientes da empresa.

A consolidação da presença em território do brasileiro vem acompanhada, também, da ambição pela expansão internacional. Para este ano, a empresa prevê a internacionalização para outros países da América do Sul, como Argentina e Paraguai, terrenos férteis para a busca de novas clientes, frente à crescente pressão por monitoramento geográfico.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile