Em operação desde 1998, a GlobeCall implantou uma solução de voz sobre IP (VoIP) em sua matriz, localizada em São Paulo, e nos pontos de presença instalados em Campinas, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.
O diretor técnico da operadora, Marcelo Merenda, explica que o objetivo é prover serviços de VoIP para os seus clientes ? composto por empresas ? e reduzir pela metade os custos com ligações telefônicas, principalmente daqueles que fazem chamadas a longa distância para escritórios distantes geograficamente.
A empresa contratada para desenhar e implantar o sistema desenvolvido pela Quintum foi a PL Tecnologia. Na matriz da GlobeCall foi instalada a plataforma CMS (Carrier Multipath Switch) 960 e nos pontos de presença, o modelo CMS 240.
A linha CMS apresenta em um único chassi configurações de que podem começar de 8 portas e chegar a 32 portas. O modelo CMS240, por exemplo, oferece 8 portas e provê 240 chamadas de VoIP simultâneas. Já o modelo CMS960, mais robusto, traz 32 portas e permite a execução de 960 chamadas de voz sobre IP simultâneas.