Publicidade
Início Comunicações Mobile Google lança carteira para permitir pagamentos com QR Code mesmo sem NFC

Google lança carteira para permitir pagamentos com QR Code mesmo sem NFC

0
Publicidade

Os brasileiros que utilizam a Carteira do Google no Brasil serão os primeiros no mundo a ter acesso a um novo recurso que permitirá pagamentos a partir da leitura de QR Codes. O novo recurso, que será lançado nos próximos meses, torna qualquer smartphone com sistema operacional Android capaz de fazer pagamentos digitaiscom cartões de crédito e débito, democratizado o acesso a uma facilidade que antes estava restrita aos celulares equipados com a tecnologia NFC, usada nos pagamentos por aproximação.

O novo recurso foi desenvolvido por uma equipe global de engenharia do Google, considerando necessidades de usuários de países como o Brasil, onde uma parcela importante dos smartphones não tem NFC. De acordo com dados da consultoria IDC, cerca de 60% dos smartphones Android vendidos no Brasil nos últimos três anos não são equipados com essa tecnologia. Além disso, apenas 25% dos brasileiros fazem pagamentos por aproximação com seus  smartphones, segundo dados de 2023 da consultoria eMarketer.

“Os dados mostram que uma parte expressiva da população brasileira acaba excluída da facilidade e segurança trazidas pelos pagamentos digitais feitos com a Carteira do Google. O pagamento por QR Code é uma tecnologia pensada e desenvolvida para mercados como o nosso, que vai ampliar ainda mais a democratização digital já proporcionada pelo sistema Android”, diz Natacha Litvinov, líder de estratégia e operações de pagamentos do Google para América Latina.

Quando a tecnologia estiver disponível, bastará apontar a câmera do celular para o código dinâmico exibido na tela da maquininha para fazer um pagamento usando os cartões de crédito ou débito armazenados na Carteira do Google. A autenticação da compra, por meio de senha ou biometria, pode ser exigida dependendo do emissor do cartão e do valor da transação, mas a Carteira sempre exigirá o desbloqueio do celular antes de uma transação.

Além disso, após algumas transações, o aplicativo pedirá um novo desbloqueio ao usuário por motivos de segurança. O novo recurso poderá ser usado em uma variedade de lojas, incluindo restaurantes, lojas de varejo e quiosques. Os pagamentos com QR Code poderão ser feitos à vista ou em parcelas, permitindo a conferência do número de parcelas antes da efetivação da compra. “Será uma maneira segura e conveniente de efetuar pagamentos sem ter que carregar dinheiro ou cartões. É um recurso que deixa a nossa Carteira do Google, que já permite guardar com segurança cartões de crédito e débito, bilhetes de transporte e ingressos, ainda mais completa”, explica Litvinov.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile