As turbulências na economia mundial já começam a ter reflexos negativos nas vendas de telefones celulares, tantos nos mercados maduros quanto nos emergentes, segundo o Gartner. Contudo, mesmo com os consumidores sentindo-se confrontados com a alta nos preços de combustíveis e alimentos, além de maiores níveis de inflação, a consultoria estima que as vendas neste ano cheguem a 1,25 bilhão de unidades. No segundo trimestre, foram comercializados 305 milhões de aparelhos em todo o mundo, um aumento de 11,8% em relação ao mesmo período de 2007.
No cômputo global de vendas, a Nokia saiu à frente com 120 milhões de celulares vendidos durante o segundo trimestre. A Samsung ficou em segundo lugar no rankin, com 46,4 unidades comercializadas, seguida pela Motorola, com 30,4 milhões, LG, 26,7 milhões, Sony Ericsson, 23 milhões, e outras marcas, 58 milhões de aparelhos vendidos.
Análise regional
No segundo trimestre, 115 milhões de telefones móveis foram vendidos na região da Ásia-Pacífico. Isso representou um aumento 20,5% em relação a igual período de 2007. Já a região que engloba a Europa, Oriente Médio e África, chamada de EMEA, contabilizou 56 milhões de unidades, o que representou 18% de crescimento. A Europa Ocidental teve uma ligeira desaceleração, com as vendas chegando perto de 42 milhões de celulares, um decréscimo de 8,2%, mas no primeiro trimestre o aumento foi de 16%.
No Japão, foram comercializadas 9,4 milhões de unidades, uma diminuição de 22,1% na comparação anual, e a América Latina atingiu 38,5 milhões de unidades no segundo trimestre, um aumento 19%. Na América do Norte, as vendas para usuários finais totalizaram 44,1 milhões de unidades no segundo trimestre, 6,58% acima do mesmo período de 2007.
"O desempenho do segundo trimestre foi inferior às expectativas, devido principalmente a um forte crescimento nos primeiros três meses do ano", disse Nguyen Tuong, analista para terminais móveis do Gartner.