Publicidade
Início Notícias Brasil tem avanço tímido no índice de competitividade em TI

Brasil tem avanço tímido no índice de competitividade em TI

0
Publicidade

O Brasil assumiu a 39ª colocação no Índice de Competitividade do Setor de TI, de acordo com levantamento da Economist Intelligence Unit, unidade de consultoria da revista inglesa The Economist, e da Business Software Alliance (BSA). A evolução, no entanto, significa que o país subiu apenas uma posição em relação à lista anterior, de 2009. O estudo engloba 66 países e compara a competitividade no setor de tecnologia da informação, sob seis fatores: ambiente de negócios, infraestrutura de TI, capital humano, ambiente de pesquisa e desenvolvimento, ambiente jurídico e suporte ao desenvolvimento do setor.

Entre os países da América Latina, o Brasil é o segundo com melhor índice, ficando atrás apenas do Chile, que ocupa o 34º lugar no ranking global geral, e à frente de México (44º), Argentina (45º), Colômbia (49º) e Peru (55º). Já em relação aos países do Bric, com a nova colocação o Brasil se aproxima da Índia (34ª) e da China (38ª), e supera a Rússia, que está na 46ª posição. Desde que o ranking começou a ser feito, em 2007, o Brasil subiu quatro posições e sua nota geral saltou de 31 pontos para 39,5. Em relação à última edição do estudo, 2009 – em 2010 o estudo não foi publicado -, a nota do país subiu 2,9 pontos.

A Economist Intelligence Unit e a BSA atribuem a evolução brasileira a existência de um setor de negócios inovador e sofisticado, ao grande número de matrículas e formandos em ciências e engenharia junto a grande número de empregos em TI, ao aumento no pedido de patentes de TI, a melhora no ambiente jurídico e uma boa política de suporte ao setor de TI.

Como pontos negativos, que afetaram os resultados do país, o relatório cita a tributação excessiva, a baixa penetração de PCs e da banda larga, a qualidade de formação tecnológica e perspectiva de escassez de profissionais para acompanhar a demanda, a probabilidade de grandes cortes do governo no orçamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para a área de ciências, anunciado no começo de 2011, e o possível impacto de novas barreiras à importação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile